Campanha para o plantio de árvores encerra com engajamento de credenciados e da comunidade

Um provérbio chinês diz “O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor momento é agora.” Essa preocupação se justifica pelo tempo de crescimento considerado lento, especialmente de espécies que chegam a viver mais de 100 anos, as que produzem madeira mais dura, mais compacta a exemplo do Pinus longaeva e aristata.

Por isso, a necessidade de plantar agora para colher no futuro. A Renovigi tem mobilizado para essa consciência e desenvolveu uma campanha específica. Sugerida pela colaboradora Vanderleia Ferraz que tem grande envolvimento com causas ambientais, a campanha foi lançada em 21 de setembro e transcorreu até este mês de outubro. Intitulada RenoFlorestamento buscou a verdadeira união de forças para o plantio de árvores e contou com o apoio de credenciados, da comunidade e teve significativo engajamento. A intenção também foi de encontro com a preocupação das queimadas na Amazônia e Pantanal.  

O credenciado Kézio Soares da Casa Solar de Mendes Pimentel, Minas Gerais mobilizou colaboradores e a comunidade para a ação. 

O empresário plantou 60 mudas de árvores entre espécie frutíferas e de madeira as margens do São José, um importante rio que abastece além de Mendes Pimentel municípios vizinhos. O bioma desse espaço estimula a vida selvagem especialmente pela presença de algumas espécies de macacos. “Nosso envolvimento na campanha consistiu no que temos em essência, a preocupação em cuidar. Não podemos falar em água como recurso inesgotável sem preservar, da mesma forma a recuperação de nascentes, matas ciliares e mananciais é algo obrigatório e de responsabilidade de todos para o bem estar social e ambiental,” enfatiza Kézio.

Quem também engajou a comunidade foi o credenciado Gabriel Jacques da Apollo Energia Solar de Sorriso, Mato Grosso. A empresa doou 60 mudas e em parceria com o Lions Clube contribuiu no transporte de 500 árvores até o assentamento Jonas Pinheiro de agricultura familiar onde as mudas foram distribuídas e plantadas. “Enquanto companheiros do Lions Clube aproveitamos para reunir a comunidade e realizar um movimento ainda maior. Com o apoio de todos os colaboradores que compraram a ideia e se engajaram desde o início.” 

Sobre a iniciativa, o empresário destaca a necessidade em termos de conscientização socioambiental e diz que se sentiu feliz com a colaboração. “A Apollo tem em seus valores o envolvimento com a comunidade e se mobiliza nas ações conjuntas, a exemplo da Campanha RenoFlorestamento. Se cada um fizer sua parte, plantar uma árvore faremos uma grande diferença no mundo. Também nos sentimos valorizados enquanto credenciados, foi um projeto assertivo e ficamos felizes por fazer parte, não apenas como empresa, mas como pessoa com preocupação ambiental.”

MATA ATLÂNTICA EM CHAPECÓ
Essenciais para o equilíbrio da terra, as árvores são um dos maiores bens naturais de todo planeta, principalmente porque atuam na qualidade de vida de todos os seres. Incêndios florestais de grandes proporções resultam num enorme impacto ambiental, afetando principalmente o ecossistema, fauna e flora. Chapecó possui 4.951 hectares de mata atlântica que representa uma participação de 7,91%. Para se ter ideia em termos de quantidade, essa proporção equivale a mais de 6 mil vezes o tamanho de um campo de futebol.

Esse material é o fechamento da campanha RenoFlorestamento que consistiu em uma séria de reportagens com conteúdos relacionados ao tema. A matéria inicial foi produzida com informações da Engenheira Florestal da Polícia Militar Ambiental de Chapecó, Soldado Karolyne Renata Andriollo, seguido pela produção de conteúdo sobre a redução em 50% do uso de papel na Renovigi e a histórias de dois cases que aplicam a sustentabilidade na prática. A Sollar Sul, credenciada de Taquari, Rio Grande do Sul que transformou containers em escritório e a Reevisa de Tubarão que aproveitou a fachada de 12 metros para instalar o sistema fotovoltaico. Também ganhou destaque especial o jardim da nossa casa com cuidado especiais das diferencias espécies de flores e plantas. Quer saber mais? Esse conteúdo completo você confere aqui, boa leitura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp