Renovigi diminui em 50% uso do papel

Ah papel! Quem não gosta de folhear o jornal ou abrir um livro e sentir o cheiro das folhas fresquinhas que acabaram de ser impressas? Imagino que você já tenha experenciado essa sensação, sem contar a possibilidade de destacar, escrever ou marcar alguma informação importante. Mudar o hábito de ter o papel em mãos pode ainda levar tempo, e exige maior esforço para algumas pessoas, porém, é um caminho que deve ser percorrido, especialmente para o bem da natureza.

A Renovigi vem fazendo sua parte e, pensando em alternativas para amenizar os problemas ambientais, mobilizou seus colaboradores para novas práticas. Um projeto desenvolvido pela Nibble, startup da Renovigi através da criação de uma plataforma, substitui o uso de papel pelo preenchimento de forma online e instantânea de dados para evitar, ao máximo, a impressão de papel. A ideia trouxe bons resultados não só na diminuição de material nas mesas, mas também nos números. De janeiro à setembro, foram economizadas 71 .895 folhas, correspondendo a diminuição de 50% no uso do papel, o que significa praticamente uma árvore salva por mês.

Conforme explica o Analista de Suporte Pleno da Nibble, Jean José Fortes Bianchi essa transformação digital ocorreu em três etapas. A primeira consiste na digitalização de processos, selecionar o que gera planilhas e papel e transformar em digital. Seguido pelo estudo de melhorias e aperfeiçoamento da plataforma, para fazer com mais eficiência o que era feito de forma manual, enquanto a terceira etapa corresponde a aplicação de automações, monitoramentos e inteligência artificial. “Estamos nessa fase de avaliação, da digitalização das informações e indicativos de melhoria. A primeira plataforma que podemos citar como exemplo é o Portal do Credenciado. Lá ele passou a ter acesso a todas as informações que a Renovigi oferece e onde concentra os dados, campo para preenchimento de orçamento e valores para repassar aos clientes.”

Além de evitar a troca e conferência de documentos entre os setores, a plataforma otimizou o tempo de serviço. “Antes uma demanda passava por vários setores, agora não é mais preciso, todas as informações estão armazenadas na nuvem com backup automatizado que pode ser acessado quantas vezes necessário. E o mais importante, sem imprimir nada,” destaca Jean.

Entre os setores que mais registraram economia de papel está o comercial. A redução foi de 60 mil folhas seguido pelo credenciamento 7.195, financiamento com a economia de 4.200 e o suporte técnico com redução de 500 folhas.

O colaborador do setor Comercial e de Credenciamento, Gabriel Paludo da Silva revela que as pilhas de papel foram substituídas por novas práticas. “O habitual era pegarmos a lista de cadastros e imprimir todos os documentos, um volume significativo de folhas. Depois da plataforma, além da redução otimizamos o processo, todas as informações ficam salvas e arquivadas no formato de PDF e a análise passou a ser feita diretamente no sistema. O que antes demorávamos para analisar em 10 minutos agora levamos dois.”

A mobilização influenciou outras mudanças, a diminuição do uso de post-it e as anotações passaram a ser registradas no celular ou computador.

 

OXIGÊNIO PARA TRÊS PESSOAS 

O papel vem das árvores e para produzir significa que é necessário cortar, desmatar. Dados do site O Mundo Conta (World Counts), que reúne informações das organizações mais conceituadas do mundo, mostra 42% de toda extração de madeira global destinada para a fabricação de papel. A devastação é ainda maior com as queimadas registradas na Amazônia e no Pantanal que já consumiram mais de 114 mil hectares de mata.

O problema pode ainda piorar se observamos que uma árvore é capaz de produzir oxigênio suficiente para três pessoas respirarem e para produzir uma folha de papel A4 são necessários 10 litros de água.

Sobre o atual momento do país Jean demonstra preocupação e avalia que a responsabilidade é de todos. “A questão das queimadas que vivenciamos é de preocupação para o Brasil e o mundo. A Renovigi já tem tomado atitudes a exemplo do projeto de Renoflorestamento e contribuir numa significativa redução no consumo de papel é gratificante para nossa consciência ambiental. O mobilizar hoje para melhorar amanhã.”

NIBBLE

A Nibble é uma startup da Renovigi pensada para contribuir nos processos digitais, com o objetivo de inserir a Renovigi no mundo digital através da digitalização de processos, elaboração de sites e plataformas para as empresas credenciadas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp