Painéis além do telhado

A energia solar está em potencial desenvolvimento no Brasil, uma tecnologia que contribui para a redução dos impactos ambientais, tornando a geração de energia sustentável e limpa. Atualmente, um dos modos tradicionais de instalação de um sistema fotovoltaico é a utilização do suporte de telhado ou com base fixa no chão, mas novas expertises podem indicar outros direcionamentos. Um exemplo é o caso da Reevisa de Tubarão, empresa credenciada a Renovigi, onde os diretores decidiram testar o conjunto de células fotovoltaicas na fachada. A ideia tem chamado atenção e trouxe ainda mais inovação ao negócio.

Os módulos solares também se tornaram um item de decoração na fachada da empresa localizada as margens da BR 101. “Quando olhamos o imóvel com uma torre de 12×3 não tivemos dúvida de que ali seriam instalados os módulos solares, uma proposta totalmente relacionada ao nosso mercado e criativa. Foi a única coisa que decidimos antes do projeto arquitetônico,” explica Lucas Goulart Ribeiro um dos diretores que conduz a empresa em parceria com o técnico em administração Reinaldo Mota.

Os 18 módulos solares funcionam como um backup em caso de falta de energia e são alimentados por um sistema off-grid, ou seja, que não é conectado à rede elétrica e sim através da utilização de baterias. “Também possuímos um carport – aquelas coberturas construídas a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia – que abastece todo o consumo do escritório, porém com sistema conectado à rede elétrica, on grid,” explica o empresário.

A Reevisa nasceu em 2015 com o foco em eficiência energética, mas foi no final de 2016, quando ganhou um reforço no time, que passou a trabalhar efetivamente com o sistema fotovoltaico e, em 2018 seu foco foi direcionado totalmente para essa área. A empresa Tubaronense vem se destacando no mercado e esse período foi de grande crescimento, “em torno de 250% ao ano e mesmo com a pandemia fizemos contratações pontuais para atender as demandas”, acrescenta o diretor.

A consciência ambiental faz parte da rotina na empresa e se aplica em vários processos como a captação da água da chuva, sistema de aquecimento solar, módulos fotovoltaicos, parede verde e arborização dos espaços. Também é feita a separação de resíduos e está em execução um projeto de paisagismo da fachada.

Paralelo a isso, um segundo projeto de cobertura no estacionamento está finalizado e a próxima etapa é disponibilizar um carregador veicular elétrico que será acessível para a população.

IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR

A Reevisa acredita na energia solar por ser um recurso limpo e ilimitado. Todos devem ter acesso a ela e, por isso, nossa missão é levar para o maior número de pessoas uma ótima experiência em geração de energia solar prezando pela qualidade e inovação,” destaca o empresário. A Reevisa conta com 35 colaboradores e sua área de abrangência corresponde além de Santa Catarina o Rio Grande do Sul. Já instalou mais de 500 projetos e aproximadamente 30 mil módulos incluindo residências, empresas e áreas rurais.

Questionado sobre o que espera para os próximos anos, Lucas deseja uma maior consciência coletiva. “Que as práticas sustentáveis sejam cada vez mais comuns, que o veículo elétrico seja uma realidade, os projetos fotovoltaicos um item comum nas residências como uma geladeira, que o governo faça sua parte sem intenção de ganhar dinheiro sobre esse avanço e que nossos parceiros comerciais prosperem assim como nós sem perder o foco no cliente final prestando um serviço de excelente qualidade.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp