como-ter-mais-sustentabilidade-e-inovacao-no-condominio/

Como ter mais sustentabilidade e inovação no condomínio?

Ter sustentabilidade e inovação em um condomínio é um grande desafio para muitos síndicos. O aumento de tarifas de serviços básicos, como energia elétrica, pode dificultar ainda mais o trabalho dos que buscam diminuir os gastos.

Isso fica ainda mais difícil quando ocorrem os reajustes nas tarifas por parte das prestadoras de serviços. Em setembro, por exemplo, as faturas devem ficar de 4% mais caras devido à utilização da bandeira vermelha. Então, já é hora de preparar o bolso ou readequar o consumo dentro do condomínio.

Como sair na frente para evitar esses impactos na vida dos moradores? Com a ajuda de algumas tecnologias, é possível implementar práticas mais sustentáveis no edifício e melhorar a vida de todos. Continue a leitura para conhecer algumas iniciativas!

 

Edifícios sustentáveis e inovadores

 

Os condomínios sustentáveis são aqueles que têm mecanismos eficientes para minimizar os impactos ao meio ambiente e reduzir os custos dos moradores sem afetar a qualidade de vida. Entre esses recursos estão:

  • geração de energia, com a implantação de painéis solares;
  • captação de água da chuva, por meio de cisternas;
  • a destinação correta dos resíduos.

Ao implementar essas ações você não ajuda apenas o meio ambiente, mas também contribui para a valorização dos imóveis. Afinal, quem não quer morar bem e ainda ter redução nos gastos? A seguir, explicamos mais sobre as principais iniciativas ligadas à inovação e sustentabilidade nos condomínios:

 

Uso de energia solar

A instalação de painéis fotovoltaicos é uma solução inovadora que auxilia na gestão sustentável do seu edifício. Mesmo que ao investir na sua instalação os custos sejam expressivos para os moradores, a economia será sentida ainda nos primeiros 12 meses de uso.

Como essa economia acontece? A energia gerada é levada para a rede central elétrica e depois retorna para o edifício. Quando há mais produção do que consumo, esse valor é convertido em créditos que serão descontados nos meses seguintes.

 

Assim, essa pode ser a melhor opção para grandes edifícios com muitas lâmpadas e ambientes para serem iluminados. Afinal, os moradores conseguem manter a segurança do espaço com a iluminação adequada e ainda percebem uma diminuição no valor da conta de luz. Para complementar, ainda ajudam a preservar o meio ambiente.

Reciclagem dos resíduos

Promover o descarte consciente dos lixos produzidos pelos moradores também é uma ótima opção na hora de promover a sustentabilidade no condomínio.

Cabe ao síndico incentivar a prática de separação, armazenamento, reciclagem e descarte correto dos resíduos. Como fazer isso?

Uma ideia para ajudar na implementação dessa boa prática é a instalação de lixeiras com cores diferentes nos ambientes comuns, identificando cada tipo de lixo que deve ser descartado. Além disso, o síndico também pode conversar com os moradores para orientá-los sobre o descarte correto e encaminhar materiais educativos por meio do WhatsApp.

 

Reutilização de materiais de obras

Quem administra um condomínio sabe que sempre há algo a ser consertado. Por isso, uma boa forma de economizar dinheiro e ainda evitar o desperdício de materiais é a reutilização de produtos. Aproveite os materiais que sobram de uma determinada obra e utilize-os para renovar os espaços.

 

Racionalização e reutilização de água

Outra forma de auxiliar na sustentabilidade dos recursos é o incentivo aos moradores para o racionamento no consumo de água. Realize encontros para falar sobre a preservação do meio ambiente e mostre que a responsabilidade é de todos. Práticas simples no dia a dia, como a diminuição do tempo no banho, podem economizar muita água.

Além disso, você pode instalar cisternas para captar a água da chuva. Ela pode ser utilizada para limpar os ambientes comuns e regar plantas, o que também ajuda na economia do condomínio.

Já deu para perceber que há muitas formas de promover a sustentabilidade e inovação dentro de um condomínio, não é mesmo? Aposte nessas ideias e sinta a diferença na sua gestão.

Quer saber mais sobre como economizar no seu edifício? Leia nosso texto sobre 5 maneiras de reduzir a conta de luz no condomínio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp