5-curiosidades-sobre-energia-solar/

5 curiosidades sobre energia solar

A energia fotovoltaica vem sendo empregada em diversos empreendimentos e em casas, com um potencial de expansão crescente a cada ano que passa. Empresas que possuem ações visando a sustentabilidade energética também são beneficiadas com a possibilidade de um desconto no IPTU, o chamado IPTU verde – iniciativa que está abrangendo gradativamente as cidades brasileiras como: Tietê, Campos do Jordão, Salvador, Goiânia, Camboriú e entre outras. Cada um desses municípios define qual é a porcentagem de desconto concedida no IPTU.

Utilizar a energia solar, além de ser uma opção sustentável, também é uma forma de economizar – após a instalação, o consumo pode baratear em até 95%, de acordo com cada situação. Mas os benefícios e inovação vão muito além de uma solução moderna para um consumo ecológico de energia. Confira algumas curiosidades sobre a utilização da energia solar:

– A empresa francesa Wattway inovou com a implantação da primeira estrada solar do mundo!  Já são mais de mil metros cobertos por células fotovoltaicas que, ao final do projeto (que prevê mil quilômetros de pavimento com a tecnologia), gerará energia para 5 milhões de habitantes – cerca de 10% da população da França.


– A Índia inaugurou, em agosto de 2015, o primeiro aeroporto que opera 100% com energia solar. Os 46.150 painéis solares, instalados em uma área de 180 mil m², fornecem 12 MW de potência ao aeroporto, o suficiente para abastecer todas as funções operacionais. Com a instalação, o Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, deixará de emitir cerca de 300 mil toneladas de carbono na atmosfera nos próximos 25 anos.


– O projeto Gardens by the Bay, em Singapura, conta com 18 super árvores artificiais das quais, 11 possuem geração de energia elétrica por meio de células fotovoltaicas. Com altura que varia de 25 a 50 metros, as árvores além de gerar energia também são jardins verticais – coletando água da chuva e auxiliam na ventilação de estufas e moderadoras de temperatura.


– Uma revolução no fornecimento de energia fotovoltaica foi a possibilidade de geração mesmo durante a noite. Cientistas de duas universidades chinesas vêm desenvolvendo uma tecnologia com material LPP (Long Persistent Phosphor) que permitirá captar a luz do sol durante o dia e armazená-la para conversão noturna.


– Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee descobriram recentemente que um pigmento chamado antocianina, encontrado em mirtilos, framboesas, cerejas e no jamelão, é capaz de absorver a luz do sol e pode ser convertido na fabricação de células solares. A ideia é utilizar corantes naturais com a antocianina do jamelão, por exemplo, para produção mais barata de painéis solares.

 

Venha inovar você também! Entre em contato conosco e descubra qual a melhor solução em energia renovável para sua residência ou empresa!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp