O jardim da nossa casa

O ambiente de trabalho é uma extensão da nossa casa. Onde passamos pelo menos oito horas diárias que, compiladas em seis dias, formam a conhecida jornada de 44 horas semanais. São mais de 2.640 horas no decorrer de um ano e, por isso, nada como ter um ambiente agradável.
Quem chega na Renovigi de Chapecó, localizada no edifício Stella Maris, próximo ao centro, vê esse diferencial na entrada. As plantas do jardim são cuidadas por Climar Vogt há cinco meses com ajuda dos profissionais Elvis Manuel Alcom González, Genoir José da Silva, Vicente Alves da Silva e Waldemar Correia de Oliveira.


“Jardim exige cuidado. Ele sente quando a pessoa gosta, adquire vida própria e retribui com plantas mais bonitas,” diz. Jardineiro há sete anos Climar tem amor pela profissão e explica que cada planta tem suas peculiaridades. “As flores coloridas precisam de um ambiente com sol, as mais perenes têm melhor adaptação, são mais resistentes e se mantem em todas as estações, já outras, de uma maneira geral, precisam ser regadas todos os dias, especialmente nos mais secos.”
O jardim da Renovigi conta com espécies de plantas como palmeiras fênix (Phoenix), rabo de raposa (Wodyetia bifurcata) e Cica (Cycas Revoluta), grama amendoim (Arachis repens) e esmeralda, banana de bugre (Philodendron bipinnatifidum), aspargo rabos de raposa (Asparagus densiflorus), Liriope spicata – uma espécie que tem aspecto de grama – íris amarelo (íris pseudacorus), moréia (Dietes bicolor) – flor utilizada no paisagismo e Agave (Agavaceae ) da família das suculentas.
“O cuidado é com o corte e poda, limpeza das folhas secas, aplicação de adubo e terra para manutenção e a subtração dos inços. Não usamos herbicidas e a maior parte do serviço é feito a mão para cuidar das plantas. Esses são os detalhes feitos com gosto que compõem e deixam um espaço esteticamente bonito,” explica. “As plantas são vida, alegria, renovação. Quando vemos elas crescendo nos sentimos bem, que nosso trabalho está dando resultado. Chegar em casa ou no trabalho e ver um jardim bonito é sensação de alegria,” acrescenta Climar.
Não é de hoje que as plantas são item indispensável nos projetos arquitetônicos, ganhando cada vez mais espaço, revelam uma sensação aconchegante e porque não dizer, muitas vezes, de relaxamento, calma e tranquilidade.
Fábio Fernando Dias, o colaborador da Renovigi deixa claro que o compromisso de cuidar das duas orquídeas da empresa é dele. “A melhor forma de demonstrar o amor pelas flores é conviver com elas todos os dias fazendo o melhor, dar carinho e atenção. Sou ciumento com elas, cuido bem porque me fazem mais feliz.”


A Síndica do edifício Clari Maria Agostini acrescenta o cuidado na escolha, priorizando a estação. “As plantas escolhem onde querem se desenvolver. Já observou que as vezes não se adaptam num ambiente, chegam quase a morrer? Então, você leva para outro lugar ou replanta e é como se renascessem. Isso é muito significativo.”
Mesmo morando em apartamento, Clari cultiva um pequeno jardim com árvores frutíferas e avalia como fundamental a presença de espaços arborizados nos espaços urbanos. “Quanto maior a possibilidade de verde mais aconchegante fica, elas fazem parte da natureza, são vida e quando você está num jardim bonito remetem a cuidado, amor e carinho.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp