renovigi implanta novo centro de distribuição em pernambuco o terceiro da companhia catarinense do grupo intelbras

Novo centro de distribuição da Renovigi é implantado em Pernambuco

O primeiro trimestre de 2023 da Renovigi Energia Solar é iniciado em clima de grande expectativa. Logo, a companhia do Grupo Intelbras prevê, no início de fevereiro, a inauguração de seu centro de distribuição de sistemas fotovoltaicos em Jaboatão dos Guararapes (PE).

O complexo fabril, que inclui unidade montadora de equipamentos e centro de distribuição, por sua vez, é o terceiro da Renovigi no país. Além disso, está em fase de implantação em Pernambuco, a fim de atender ao crescente mercado de energia solar na região Nordeste.  

Para tanto, a estimativa de produção anual é de aproximadas 200 mil placas, o que representa cerca de 100 MW de potência. Com isso, a comercialização dos sistemas vai atender os estados da Região Nordeste, que corresponde a cerca de 20% do faturamento da empresa.

Ademais, a companhia conta com as fábricas de Louveira (SP) e Navegantes (SC), para além da matriz em Chapecó (SC) e escritório em Campinas (SP).

Potencial do Nordeste no setor solar

De acordo com o Gerente Geral Executivo da Renovigi, Guilherme Costa, a região dispõe de uma boa malha viária. Isto posto, vai tornar mais eficiente a entrega dos equipamentos, de forma a contribuir para expandir a atuação da empresa, por exemplo.

Além disso, ter uma unidade próxima ao Porto de Suape facilita a logística para o recebimento de matéria-prima utilizada na produção dos geradores.   

Hoje, sobretudo, a Renovigi conta com uma robusta base de credenciados no Nordeste. De modo a atuar na venda direta, instalação e manutenção dos kits de energia solar para o público final da Região.

“O Nordeste tem um potencial muito grande de incidência solar, ao mesmo tempo em que os equipamentos estão ficando cada vez mais acessíveis. Temos um espaço gigantesco para crescimento da fonte solar na região nos próximos anos”, comentou Costa.

complexo fabril renovigi energia solar em pernambuco

Novo centro de distribuição da Renovigi vai impulsionar a energia fotovoltaica na região.

Segundo ele, a nova unidade está alinhada com a expansão da Renovigi, que, desde março de 2022, integra o Grupo Intelbras. Por consequência, conta com a solidez de uma companhia de 40 anos de atuação no mercado e compartilha o mesmo centro de pesquisa e inovação.  

Além disso, a Renovigi, que completou 10 anos em setembro, se mantendo entre as líderes do segmento no país. Ao passo que a empresa catarinense já instalou mais de 2,5 M de painéis e cerca de 100 mil geradores. Nesse âmbito, isso equivalente a uma potência instalada de 1 GW.

“O histórico da Renovigi é muito importante para a sua consolidação no mercado. Estamos falando de equipamentos que tem uma vida útil de 25 a 30 anos” explicou o executivo.

Costa também conclui que “por isso é importante que os projetos contem com um fornecedor que apresente a garantia e a segurança da Renovigi para a sua manutenção”.

Novo centro de distribuição tem localização estratégica

A fonte solar, em todo o país, cresceu cerca de 50% até outubro 2022. De forma que passou ocupar a terceira posição na matriz elétrica nacional, com 10,2%, muito perto da eólica.

Assim, com 21,3 GW de potência instalada, a energia solar foi responsável por evitar a emissão de mais de 29,7 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera em 2022.  

Hoje, por exemplo, Pernambuco ocupa a 12º posição entre os estados que mais consomem energia solar em geração distribuída, com 405,5 MW de potência instalada. Assim, entre os estados da região Nordeste, a Bahia está na frente, em oitavo lugar no ranking, com 621,4 MW.

Contudo, no país, o consumo residencial é o maior, tanto em número de sistemas (78,7%), quanto em potência instalada (7.134 MW), seguido por comercial e serviços.

Veja também: Guilherme Costa, Gerente Geral Executivo da Renovigi Energia Solar, avalia que geração distribuída continuará atrativa após a sanção da Lei 14300/2022. Confira os detalhes!

Fonte: Vanessa Teixeira | Danthi Comunicações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp