Você conheça os três pilares da sustentabilidade?

Você com certeza já ouviu falar no termo Sustentabilidade, mas conhece o que essa palavra significa? A sustentabilidade, diferente do que muitas pessoas pensam, não é só voltada apenas ao meio ambiente. Segundo a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), para chegar ao desenvolvimento sustentável é preciso pensar na sustentabilidade global, atendendo os seus pilares: Ambiental, Social e Econômico.

Para uma empresa que visa crescimento sem esquecer o foco sustentável, é necessário entender, desenvolver e executar os pilares fundamentais do conceito.  Abaixo listamos cada um deles:

Ambiental

Para responder ao pilar ambiental as empresas precisam, primeiramente, cumprir com todas as legislações ambientais. É importante também pensar estratégias para diminuir ou chegar a zero os impactos de sua atividade. Além disso, a empresa deve incentivar boas práticas de preservação enquanto agente de transformação, informando e envolvendo a comunidade em ações voltadas ao meio ambiente.

Econômico

A sustentabilidade não busca impedir o desenvolvimento econômico, pelo contrário, mas precisa ser acompanhado de boas práticas. Há várias empresas no mercado que, levando em consideração essa possibilidade, se reinventaram para estimular um crescimento sustentável, a exemplo das que trabalham com reciclagem de materiais. Neste pilar, é importante planejar um crescimento que não seja somente vantajoso financeiramente, mas que possa ter uma continuidade e não prejudique as futuras gerações.

Social

O pilar social está ligado a promover uma sociedade justa para todos. Incentivar e contribuir para uma educação de maior qualidade, acesso ao trabalho, a alimentação, saúde e saneamento básico. Esse bem bem-estar gerado aos colaboradores reflete na qualidade de vida de toda a sociedade.

Ações na Renovigi

Por entender que todas as nossas ações têm impactos no meio ambiente e buscando alcançar os três pilares da sustentabilidade, a Renovigi promove, continuamente, ações para estimular o desenvolvimento sustentável. Entre elas estão:

Projeto Energia do Bem

O projeto “Energia do Bem”, visa reverter para a sociedade as conquistas e metas alcançadas, por meio de doações de sistemas fotovoltaicos para entidades carentes de todo o país. Em 2018, 30 sistemas foram doados a instituições sem fins lucrativos, de cunho social e humanitário. Em 2019, 100 entidades foram beneficiadas com sistemas de Energia Solar. Além da doação de todos os produtos, a empresa ainda incentiva a rede de credenciados para participarem da ação, que se responsabiliza em realizar as instalações dos sistemas sem custo nenhum. Além disso, neste ano, durante a pandemia a Renovigi buscou impulsionar ainda mais este projeto, com doações de sistemas de energia solar para instituições e hospitais quem atuam diariamente no combate ao Covid-19.

Nosso produto é sustentável

Temos no DNA a sustentabilidade. Exemplo disso, foi a campanha lançada no Dia da Árvore deste ano, que visa estimular o reflorestamento e, como incentivo, oferece pontuações no programa de fidelidade da empresa.

Todos podem fazer a diferença

Agora que você já sabe o que são os três pilares da sustentabilidade que tal começar a repensar suas atitudes perante o meio ambiente? Lembre-se que são pequenas ações que resultam em grandes resultados. Se cada um fazer um pouco podemos crescer e se desenvolver com sustentabilidade!

Fontes: ONU, Brasil Escola, Senado Federal.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp