Investir em fontes de energias renováveis é uma maneira inteligente de obter mais dinheiro ou, pelo menos, economizar na conta de luz. O relatório Energy Outlook explora as perspectivas de transição energética até 2040 e as incertezas em torno disso. O grande desafio fica por conta do aumento da demanda global e a necessidade de maior produção energética, ao mesmo tempo em que os países tentam minimizar as emissões de carbono.
Quer compreender melhor esse contexto e saber por que você deve investir em fontes de energias renováveis? Continue a leitura!
Perspectiva de uso energético no mundo
O estudo Energy Outlook estima que a maior parte da demanda de energia estará concentrada na Ásia (Índia, China e outras regiões). Esses locais estão em pleno crescimento e as pessoas buscam melhores condições de vida. Portanto, isso se reflete na ampliação do consumo energético.
Enquanto isso, os Estados Unidos e a União Europeia estão buscando misturas de combustíveis para reduzir o consumo de carvão e petróleo. O intuito é ampliar o uso de fontes renováveis.
No Brasil, também haverá mudanças com o aumento da renda da população e o crescimento do consumo energético. Para acompanhar esse movimento, acredita-se que até 2040 o país terá 48% de sua energia oriunda de fontes renováveis como a eólica, solar e os biocombustíveis.
Diante desse cenário, já é possível ter uma noção da importância de investir em fontes de energias renováveis, não é mesmo? A seguir, mostraremos mais algumas razões para você pensar nessa ideia.
Principais motivos para investir em fontes de energias renováveis
No final de 2015, o Ministério de Minas e Energia lançou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). O objetivo principal é estimular a implantação de sistemas de geração de energia renovável em residências e estabelecimentos comerciais.
A perspectiva do Governo Brasileiro naquele momento era atingir R$ 100 bilhões de investimentos até 2030, alcançando até 2,7 milhões de consumidores no país. Com a implementação do programa, a população passou a ter o direito de gerar energia na residência ou empresa e repassá-la para a rede distribuidora em troca de créditos na fatura de luz. Conheça mais alguns motivos para investir em fontes de energias renováveis:
Redução no valor do investimento
As tecnologias utilizadas para obtenção de energia renovável estão apresentando constantes quedas nos custos para os consumidores, o que favorece a implantação de sistemas em residências e empresas. Segundo o estudo da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), os módulos solares fotovoltaicos já demonstraram uma queda de 80% no custo desde 2009.
Economia na conta de luz
Outro motivo para investir em fontes de energias renováveis é o benefício em médio e longo prazo. Quem instala painéis solares na residência ou companhia percebe a diminuição drástica no valor mensal da conta de luz. Já pensou que maravilha poder utilizar o ar-condicionado nos dias de verão sem se preocupar com a fatura no final do mês?
Fonte de energia sustentável
A preocupação com a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta também é uma forte razão para se investir em alternativas energéticas. As novas gerações estão mais atentas ao consumo consciente e valorizam empresas que prezam pela geração de energia renovável e outras ações em prol do meio ambiente.
Essa ideia é tão forte que muitas companhias já estão investindo nesse segmento para manter as operações com fontes de energias limpas.
E aí, percebeu que há muitos motivos para investir em fontes de energias renováveis? Essa é uma tendência mundial e seguir esse caminho é certeza de redução de custo mensal na fatura de luz. Já se você pensa em fazer disso uma fonte de renda, saiba que é possível empreender com energia solar!