como-empreender-com-energia-solar-confira-o-passo-a-passo/

Como empreender com energia solar? Confira o passo a passo!

O ano de 2019 mal começou e já são registrados recordes históricos no consumo de energia. No primeiro mês, a demanda chegou a 87.500 megawatts (MW) no Sudeste em função das temperaturas elevadas. Situação semelhante ocorreu em demais regiões do país por conta do calor excessivo. Diante desse contexto, empreender no setor de energia solar torna-se uma grande oportunidade.

As hidrelétricas constantemente enfrentam problemas em função da escassez de chuva para abastecer os rios. Somado a isso, o custo alto na oferta de energia elétrica encarece os serviços das empresas e as despesas nas residências. Está convencido de que os painéis fotovoltaicos podem gerar muita renda para o seu negócio? Então, saiba como empreender nesse setor!

Passo a passo para empreender no setor de energia solar

Como qualquer modelo de negócio, o empreendedor precisa se organizar antes de realizar o investimento. Por isso, você deve iniciar o projeto com um bom plano para a empresa. Acompanhe:

Faça um planejamento

O primeiro passo para a sua empresa ter sucesso é realizar um plano de negócios. Você precisa identificar quais são os recursos disponíveis para investimento, separar um valor para o capital de giro, adquirir as ferramentas de trabalho e definir as formas de pagamento que disponibilizará ao cliente.

Também é importante escolher uma boa localização para a companhia e contratar profissionais capacitados.

 

Estude sobre o setor de energia solar

Quem escolhe trabalhar no ramo pode escolher entre diferentes opções:

  • desenvolvimento de tecnologia;
  • instalação de projetos;
  • comercialização de produtos.

Por isso, o ideal é realizar cursos de capacitação na área para compreender em qual opção você pretende atuar. Também é necessário conhecer o mercado, o perfil dos clientes e os preços praticados.

 

Invista em equipamentos de qualidade

Muitos sistemas de energia solar são fabricados fora do país. Isso demanda um bom capital de investimento, assim como credibilidade para realizar as negociações. Uma maneira de reduzir o trabalho é adquirir os equipamentos de companhias que já atuam nesse setor e podem compartilhar a experiência com você.

 

Busque bons parceiros de negócios

Firmar uma parceria com empresas do segmento é uma excelente maneira de iniciar um negócio de energia solar. Algumas organizações oferecem suporte técnico gratuito para o empreendedor e condições diferenciadas de pagamento para a compra de produtos.

Uma vantagem de utilizar essa estratégia é que você tem facilidade para adquirir os equipamentos, liberdade para formar os preços de venda e produtos de qualidade para oferecer aos clientes.

 

Realize a divulgação do trabalho

Você só terá sucesso na comercialização dos produtos se realizar campanhas de marketing. Para isso, pode contratar profissionais, buscar o apoio de uma agência ou solicitar auxílio do parceiro de negócios.

Em muitos casos, é possível utilizar os materiais já produzidos pelo fornecedor para divulgar os seus produtos e mostrar aos clientes os benefícios de utilizar painéis fotovoltaicos.

Com o apoio das pessoas certas fica muito mais fácil empreender no setor de energia solar. Quer saber mais sobre essa área de atuação? Assine a nossa newsletter e receba dicas em seu e-mail!

 

SUGESTÃO: Com o apoio das pessoas e fornecedores certos fica muito mais fácil iniciar no setor de energia solar. Quer saber mais sobre a atuação da Renovigi com sua rede de empreendedores? Entre em contato e com o nosso setor de credenciamento e conheça as vantagens de atuar com a Energia Renovigi.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp