Blog 01 Como fazer a gestão da carteira de clientes Confira 4 dicas

Fazer uma boa gestão da carteira de clientes é fundamental para o sucesso de um negócio. Se você recebe o contato de um consumidor interessado em seu produto, precisa dar atenção a ele o mais rápido possível para não perder uma oportunidade de venda.

Porém, muitos donos de pequenos e médios negócios desempenham tantas funções diferentes que não conseguem manter o foco nos clientes. Isso é um grande erro que pode afetar o faturamento da empresa.

Quer saber como aperfeiçoar esse relacionamento com o consumidor? Confira 4 dicas que preparamos!

 

Organize a carteira de clientes

Faça uma relação de todos os consumidores da empresa: aqueles que já adquiriram o produto, os que solicitaram informações e não efetuaram a compra e os que ainda não receberam o seu contato.

Essa é uma maneira de conseguir visualizar melhor quais são os clientes que ainda não tiveram uma atenção da empresa. Desse modo, você pode preparar uma explicação mais detalhada para eles sobre o funcionamento do produto ou serviço.

 

Seja ágil para entrar em contato

Verifique quais são os clientes que ainda não tiveram um retorno da sua companhia, seja por e-mail ou ligação. Se a lista for longa, tire um dia da semana para entrar em contato.

Lembre-se de que sem os consumidores o seu negócio não fatura, e isso significa perda de dinheiro. Então, eles devem entrar na lista de prioridades do dia.

Também faz parte da gestão da carteira de clientes manter um relacionamento ativo com aqueles que buscaram informação, mas não fecharam a compra. Portanto, é muito importante enviar um e-mail com uma informação relevante ou ligar depois de algum tempo para saber se o consumidor precisa de ajuda.

Essa é uma maneira de ser lembrado pelo cliente e ampliar as oportunidades de venda no futuro.

 

Delegue tarefas

Se você não encontra tempo para se relacionar com os consumidores, algo está errado. É hora de delegar algumas tarefas para outros profissionais da empresa. Pense em quais atividades podem ser executadas por outra pessoa, explique o que deve ser feito e repasse essa demanda.

 

Busque o apoio da tecnologia

Muitos gestores tentam se organizar, mas com o passar do tempo se esquecem de manter a lista de clientes atualizada. É possível evitar esse problema ao contratar uma solução de CRM (Customer Relationship Management).

Essa é uma ferramenta tecnológica que facilita a gestão da carteira de clientes. Ele faz a integração entre os departamentos da empresa e facilita o cadastro de informações dos potenciais consumidores.

Por exemplo: uma pessoa acessa o site da companhia e pede para um vendedor entrar em contato. Essa informação segue direto para o CRM como um potencial consumidor para o negócio. Cada contato efetuado é registrado na ferramenta, o que cria uma organização de todo o processo.

Quando a venda é efetivada, o registro pode ser feito no sistema. Assim, o gestor tem uma visão geral sobre todos os contatos realizados, a previsão de faturamento para o mês e os consumidores que precisam de uma atenção maior durante a negociação.

Portanto, fazer a gestão da carteira de clientes é essencial para o sucesso de uma empresa. Procure separar um momento do dia para entrar em contato com o consumidor que busca informação sobre o seu produto.

 

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