Renovigi é a segunda marca mais lembrada em pesquisa do segmento fotovoltaico

A Greener, empresa de consultoria e pesquisa especializada no setor fotovoltaico, divulgou dados sobre o segundo semestre de 2020 no segmento de Geração Distribuída (GD). O relatório, formado por 119 páginas e participação de 1.579 integradores, 30 distribuidores de kits e 260 clientes finais, traça um panorama que pode contribuir de forma estratégica e auxiliar o crescimento do mercado.

A Renovigi, líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, aparece na segunda colocação como empresa de distribuição mais lembrada pelos integradores/credenciados. Enquanto no critério inversores, ocupa a terceira colocação.

Para o diretor Comercial e de Novos Negócios da Renovigi Energia Solar, Antonio Carlos Federico, é resultado da postura transparente, de preocupação e assistência a rede parceiros. “Não é novidade que 2020 foi um período de grandes desafios, inúmeras variáveis do mercado como a pandemia, problemas na falta do fornecimento de materiais vindos da China e   empecilhos logísticos que resultaram numa verdadeira bagunça no mercado. Porém, com grandes esforços e muito trabalho, considero que o segmento de solar foi um dos primeiros a sair desse cenário caótico numa crescente extremamente positiva.”

O relatório da Greener também mostrou números em termos de Geração Distribuída e Centralizada, apesar da tendência de queda a partir do 2º semestre em função da pandemia, 2020 apresentou crescimento de 15% em relação ao ano de 2019. Entre as 68 marcas avaliadas na categoria de inversores com potência de até 9 kW, a Renovigi ocupou a terceira colocação no ranking 10 e contribuiu para 80% do total importado.

VALOR DA TECNOLOGIA

Mas além de prezar pela qualidade dos produtos, os entrevistados também destacaram outros diferenciais como um plus. A exemplo de 42% ao considerar as plataformas dos distribuidores essenciais para eficiência dos seus negócios. Essa é a grande cereja do bolo apresentada pela Renovigi em 2019 com a criação da Nibble, uma startup de tecnologia criada para a transformação digital da marca que se diferencia pela capacidade em otimizar processos através de aplicativos, integrações e plataformas digitais para as áreas internas e suas empresas credenciadas.

André Luiz Dallacorte, CEO da Nibble destaca entre os exemplos, o Portal de Credenciado (https://portal.renovigi.com.br), que engloba, além da plataforma de e-commerce, um conjunto de módulos e funcionalidades que facilitam o dia a dia dos credenciados da Renovigi. Entre estes módulos estão: o programa de fidelidade (RenoPoints), as ferramentas de compras, acompanhamento de pedidos, CRM e gestão de Leads (RenoBusiness), Aplicativos como RenoBoard (mapeamento, fornecimento de relatórios e informações das plantas para o cliente final), RenoMonitor (gestão das plantas e plataforma de alarmes para os credenciados) – certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Planejador Fotovoltaico e Dimensionamento de Projetos, além de tantos outros diferenciais que podem ser acessados pelo computador ou na palma da mão através de aplicativos nativos.

“Entregamos todo mês 1.800 horas de desenvolvimento para inserir cada vez mais a Renovigi no mundo digital. Consumimos e pensamos em tecnologia 24h por dia e estamos prontos para desafiar a própria tecnologia,” reforça André.

TEMPO BOM

Já quanto ao cenário deste ano, as previsões são boas. Conforme a pesquisa, o otimismo é evidente por parte dos distribuidores integradores e dois fatores sobressaem, a abertura de novas vagas de trabalho e o faturamento de 7 bilhões no ano passado da distribuição de kits fotovoltaicos. O sol está brilhando cada vez mais para esse setor, é hora de aproveitar.

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp