Intelbras e Renovigi: foco em soluções para energia solar

Com o objetivo de ampliar a oferta de soluções no mercado de energia solar, avançando no segmento de geração distribuída no país, a Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias, e a Renovigi Energia Solar, líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no país, anunciaram sua união. A Intelbras ficará com 100% do capital da Renovigi. As duas empresas têm em comum o fato de terem sua sede em Santa Catarina. Fundada há 10 anos e com sua matriz em Chapecó (SC), a Renovigi tem mais de 1,5 milhão de painéis solares instalados. Já a Intelbras, com sede em São José (SC), tem 45 anos de existência e está listada na B3, tendo realizado a abertura do seu capital há um ano. As operações de ambas as companhias, assim como as políticas comerciais e de produtos, continuarão independentes.

“A Intelbras traz mais força e robustez ao mercado de energia solar com a união das duas empresas. A aquisição trará aos diversos canais de vendas e parceiros uma grande oportunidade de realização de negócios, ampliando ainda mais a disponibilidade de produtos ao mercado local, fazendo com que toda a cadeia seja beneficiada, o que inclui o consumidor final, pequenas, médias e grandes empresas”, afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.  “A missão da Intelbras é tornar esta tecnologia acessível em todo o Brasil, o que reforça o nosso compromisso ambiental, social e econômico junto aos nossos stakeholders”, acrescenta o executivo.

“A Renovigi é uma empresa que nasceu dos sonhos e projetos dos seus fundadores e cresceu com foco em energia sustentável. Nossa missão é “tornar o mundo mais sustentável tendo o Sol como inspiração.” O processo de consolidação no mercado nacional de energia solar está ocorrendo a passos largos e a união com Intelbras vai nessa direção. A soma de sinergias operacionais e o acesso a recursos são pontos fundamentais para o aumento da nossa competitividade e a ampliação de participação no mercado brasileiro. Nossa rede nacional, com mais de 4.000 empresas credenciadas, será beneficiada com a união de esforços das duas companhias. Duas grandes marcas nacionais agora unidas para criar mais oportunidades, inovações, tecnologias e segurança para o mercado de energia solar no Brasil.” afirma Gustavo Müller Martins, CEO da Renovigi.

 

Mercado em expansão

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração solar distribuída atingiu a impressionante marca de 9 gigawatts (GW) de capacidade instalada no Brasil no ano passado. A entidade prevê que 2022 poderá ser o melhor ano da energia solar já registrado no País desde 2012, com o maior crescimento do mercado e do setor na última década. O Brasil possui atualmente mais de 828 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados e, desde 2012, foram mais de R$ 48 bilhões em novos investimentos, gerando cerca de 270 mil empregos acumulados no período.

Ainda de acordo com análise da Absolar, a geração própria de energia solar seguirá crescendo e deverá praticamente dobrar sua potência operacional instalada, impulsionada pelo marco legal da microgeração e minigeração distribuída (Lei nº 14.300/2021) e pelos constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica resultantes da crise hídrica que assola o país nos últimos anos.

A conclusão da aquisição está sujeita às aprovações regulamentares exigidas por lei, do CADE e demais autoridades econômicas.

 

Sobre a Intelbras

Empresa brasileira de capital aberto (INTB3), com 45 anos no mercado, tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país, através de seus distribuidores e revendedores. A Intelbras tem inovação no DNA e soluções tecnológicas que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial, que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades, entre outros segmentos.

A empresa tem oito unidades distribuídas pelo país: a matriz em São José (SC) e sete filiais nos municípios de São José (SC), Florianópolis (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG), Manaus (AM) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Há ainda uma unidade em construção em Tubarão (SC). Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras exporta para diversos países da América Latina e está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há 18 anos.

Sobre a Renovigi

Criada em 2012, a Renovigi é a maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil e possui mais de 1,5 milhão de painéis solares instalados no país. A Renovigi tem como missão tornar o mundo mais sustentável e, entre seus valores, está o respeito ao time de colaboradores e à rede de credenciados e clientes.

 

 

Fonte: Danthi Comunicações

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp