energias-renovaveis-geram-mais-empregos-no-brasil

Energias renováveis geram mais empregos no Brasil

A produção de energia renovável está crescendo e conquistando seu próprio espaço nos últimos anos, principalmente por questões ligadas à sustentabilidade. E não é só no Brasil que isso acontece. Uma pesquisa divulgada em maio deste ano pela Agência Internacional de Energias Renovável (IRENA), revela que o número de produção desse tipo de energia aumentou significativamente. E como consequência, também aumentou o número de vagas nessa área.

No total, o número de empregos gerados na produção de energia limpa, aumentou cerca de 5,3% no ano de 2017. Este valor, representa mais de 10,3 milhões de pessoas gerando energia de forma consciente, de acordo com a edição de número cinco da pesquisa feita pela IRENA. Entre os maiores países empregadores estão China, Brasil, Estados Unidos, Índica, Alemanha e Japão, representando mais de 70% do total de empregos gerados.

A empregabilidade brasileira está em terceiro lugar no ranking mundial, com 893 mil postos de trabalho, ficando atrás da União Europeia (com 1,2 milhões de empregos) e China (3,8 milhões de empregos). O tipo de energia que coloca o Brasil no top três é a produção através de painéis fotovoltaicos.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica indicam que a média de empregos gerados a cada megawatt chega a 30, levando em consideração todo o processo de produção, desde equipamentos, até construção, operação e manutenção dos materiais. Em dados gerais, o país já contabiliza mais de 20 mil empregos diretos nesse setor.

Entre os fatores que contribuíram para o crescimento da procura por instalação de sistemas de energia solar no Brasil, está a redução no valor dos painéis. Além do mais, na comparação com o investimento realizado com o preço pago pela energia elétrica – que teve um aumento considerável nos últimos anos, a economia da conta mensal dos consumidores comprava o bom investimento.

Hoje o sistema fotovoltaico compreende pouco menos de 1% da produção total de energia elétrica no país. A expectativa é que até 2030 essa porcentagem possa ser muito maior e que o custo para o consumidor final chegue a zero.

Agora que você já conhece mais esse benefício da produção da energia fotovoltaica, que tal adquirir um kit fotovoltaico da Renovigi? Para encontrar um dos nossos credenciados, é só clicar aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp