Ações do Outubro Rosa mobilizam colaboradoras e credenciadas da Renovigi

É difícil não se sensibilizar com quem já passou ou está no enfrentamento de um câncer de mama. Neste mês de outubro, destinado a orientação sobre a importância do autoexame e autocuidado, a Renovigi realizou uma série de publicações com depoimentos de colaboradoras e credenciadas sobre o significado da data. O material, divulgado nas sextas-feiras, trouxe recortes de histórias de vida e solidarização. Amanda Kozan, credenciada Renovigi da Vento Minuano em Lucas do Rio Verde/MT era melhor amiga de Cida, uma pessoa maravilhosa e de sorriso fácil como descreve. “Era como se fosse da minha família, estava com 30 anos quando o câncer veio, uma mulher de fibra e coração enorme. Em pouco tempo ele há levou. Uma perda drástica e rápida deixando todos amigos, familiares e seu filho sem saber como seguir.”
Um mês voltado ao assunto com ações específicas, Amanda avalia a importância de prevenção contínua. “Devemos nos sensibilizar, fazer os acompanhamentos e exames de rotina para diagnóstico precoce, pois o quanto antes for diagnosticado maior a chance de cura. Não só neste mês, mas em todo momento. Se levarmos mais a sério a prevenção podemos salvar vidas e isso só depende de nós.”
O Outubro Rosa é um movimento internacional realizado no decorrer de todo o mês para a prevenção do câncer de mama. Por isso, cuidados com a saúde devem fazer parte da rotina. Mariangela Viviani Alves do setor de Gestão de Pessoas da Renovigi, Unidade de Louveira/SP frequenta o médico regularmente. Com 37 anos e mãe de Pedro, sinaliza a importância de prevenir. “A vida passa rápido demais, não podemos permitir que a correria do dia a dia nos faça esquecer do mais importante, nossa saúde e bem estar. Devemos nos cuidar. Mais que cuidado, um gesto de amor-próprio.”
Em Chapecó, o trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer acontece desde sua implantação em 1982, oferece exames ginecológicos, de mama e orientações dos cuidados com a saúde, além de uma estrutura de suporte e apoio emocional para as mulheres. Preconizar essa prevenção também é o que acredita a colaboradora do setor de Controladoria de Chapecó, Marineli Peruzzo. “É muito mais do que se cuidar, é um ato de querer bem, de amor com a saúde e com todas as pessoas que te amam. Meu conselho é para o cuidado e realização frequente de exames. Somos mulheres que inspiram e influenciam outras mulheres pela determinação, força e encorajamento.”
Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde mostram uma estimativa de 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. A credenciada da Engetrom Soluções em Energia de Xaxim/SC, Claudia Maria Chiarello Trombetta fala com prioridade ao enfrentar o problema na família. “Mês que apesar do nome rosa representa muita luta e dor, em que nós mulheres olhamos para nós mesmas para lembrar o quanto somos frágeis, e ao mesmo tempo, o quanto somos fortes e conseguimos passar com fé e resignação pela dor, desespero, angústia e mutilação que o câncer de mama causa, e mesmo assim, seguimos com sorriso no rosto, fortes e confiantes. Somos mães, esposas, filhas, companheiras, amigas, e acima de tudo, aprendemos as nos apaixonar por nós mesmas, praticando a lei do bem-me-quero. Desejo que você mulher, encontre motivos de sobra para se amar e se cuidar, seja uma amiga do peito de si mesma, cuide-se.”

Em qualquer vínculo que mantemos, querer bem é cuidar e amar. Por isso, o recado da Georgia Eduarda Gularte de 19 anos é para uma postura de amor. Colaboradora do setor administrativo de Chapecó reforça a necessidade de um estilo de vida saudável. “Esse olhar para a nossa saúde é de extrema importância, pois além de orientar sobre o câncer da mama e colo do útero, estimula o cuidado com nossa saúde mental, alimentação saudável e a prática de exercício físico. Somos símbolo de força e determinação, por isso merecemos respeito e amor.”
Isabela Souza Julio, do setor de Importação da filial Itajaí também considera imprescindível o auto cuidado em sua essência, realizar acompanhamento médico periódico e conhecer os sinais do corpo. “Quando a suspeita de um câncer de mama se aproxima de você ou de alguma mulher muito próxima a você, o sinal de alerta acende ainda mais forte, ressaltando a importância de termos uma rede de apoio, sobretudo emocional. Se conheçam, se cuidem e sempre ofereçam apoio às mulheres próximas a vocês.

RENOTV ESPECIAL
Paralelo as atividades, as ações desenvolvidas no decorrer deste mês, o RenoPlay apresenta uma edição especial com o tema: Outubro Rosa e qualidade de vida através da alimentação. Participam da conversa a nutricionista Carla Coltro e a professora de inglês, Carlota Pocai.
Carla tem formação em Nutrição pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), é especialista em Nutrição Oncológica de Prevenção pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e pós-Graduada em Nutrição Esportiva Aplicada à Prática Clínica pelo Instituto Valorize.
Carlota é esposa do Emerson, mãe da Bruna, Daniel e Gabriel e professora de inglês da You Can. Enfrentou o câncer em 2000.
Confira o vídeo especial aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp