Gustavo Müller Martins, presidente do Conselho de
Administração e CEO da Renovigi Energia Solar
“Não se trata de dinheiro. Não é isso que nos move.” A frase correu meus olhos enquanto lia o jornal. Contraditoriamente, vinha do homem mais rico do mundo. Um paradoxo, não? Fiquei a pensar. De que forma estamos olhando para a vida, que não é fixa e nem permanente? Contribuímos, de alguma maneira, na vida das pessoas?
Olhando para a área de comunicação tenho notado que construir uma visão profunda e positiva de marketing social, às vezes, pode ser mais difícil quando vinculado a um esforço de oportunismo e apenas lucro. O problema não está na ação, mas de que forma a estratégia está atrelada às causas que as empresas se relacionam e utilizam.
A observação, também vale para a gestão – liderar e saber conduzir um grupo de pessoas para trabalharem pelo mesmo objetivo. Ações sempre valeram mais do que palavras. Se comparado a um plano estratégico, poderíamos definir em três etapas, identificar o problema, estudar a solução e aplicá-la mapeando os resultados, aqueles, além de números.
Não faltam exemplos de grandes empresas comprometidas com projetos transformadores, e líderes engajados em contribuir. Seja em institutos profissionalizantes, fundações de estímulo ao empreendedorismo, saúde e educação – oferecendo ferramentas potentes para soluções inovadoras.
Essa postura otimista, justa e humana é o que acredito. Da mesma forma ao definir o sucesso – medido não pelo ponto de chegada, mas pelo caminho percorrido, tranquilo e ciente de fazer o melhor. Me sinto otimista e feliz pela Renovigi seguir o mesmo olhar através do Energia do Bem. Criado em 2018 para a doação de sistemas fotovoltaicos a entidades sem fins lucrativos de todo o Brasil, já beneficiou 142 entidades como a Casa da Vida, de Vitória da Conquista/Bahia. Um espaço de apoio e acolhimento a pessoas vindas de outros municípios que acompanham seus familiares no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
A iniciativa contemplou instituições que têm em sua essência o compromisso social e faz parte de um conjunto de ações transformadoras que geram impactos positivos na sociedade. Essência que está no DNA da nossa marca. Avalio o Energia do Bem como instrumento que estimula a mudança e é fortalecido pelo engajamento da rede de credenciados, grandes apoiadores, tanto no cumprimento de seu papel social, mas na colaboração de instalar os projetos de forma gratuita.
Outro exemplo é a Vila do Pequenino Jesus do Distrito Federal. Entidade que acolhe pessoas com diferentes tipos de deficiência física e intelectual. Conduta que nos ensina uma preocupação para além do cuidar do outro.
É notável a resiliência dessas instituições nos diferentes vínculos de atuação. Uma postura que têm, grande apoio da energia das pessoas e nas transformações geradas pelo envolvimento coletivo. Como em Patos de Minas, onde nasceu há 67 anos a Casa das Meninas. Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice com atuação nas áreas de educação e assistência social. Têm a sua frente, Irmã Valdete, uma senhora compromissada com a formação de meninas e preocupada com o trabalho social e religioso.
Na mesma linha, o São Camilo Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado/RS – referência no cuidado da saúde na região alta do Vale do Taquari e integra as 142 entidades contempladas.
Contribuir com a sociedade é uma forma de estimular que outras ideias sejam nutridas e gerem bons resultados. A Renovigi sempre teve e terá esse olhar de comprometimento, preocupado em oferecer uma grande parcela de suas conquistas, revertida em boas ações. E além do conselho inicial, saber que, contribuímos positivamente na vida das pessoas, nos torna seguros de que estamos no caminho certo onde as boas ações não entendem de dinheiro.