o-que-sao-cidades-inteligentes-como-elas-funcionam

O que são cidades inteligentes? Como elas funcionam?

Publicado em

As cidades inteligentes são aquelas que conseguem promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. Elas consistem em ambientes que valorizam a participação dos cidadãos e o uso da tecnologia para melhorar o funcionamento dos sistemas.

Já existem cidades ao redor do mundo que mantêm algumas características de cidades inteligentes. Quer compreender mais sobre essa nova forma de pensar na vida em sociedade? Acompanhe!

 

Conceito de cidades inteligentes

As smart cities são construídas por pessoas que interagem entre si e com os demais recursos disponíveis por meio do uso da energia, materiais e serviços. Elas valorizam a criação de infraestruturas que focam no coletivo e promovem o desenvolvimento social e intelectual das pessoas.

Segundo o Cities In Motion Index, as cidades inteligentes apresentam a união de algumas características:

  • Governança;
  • Planejamento urbano;
  • Tecnologia;
  • Meio ambiente;
  • Coesão social;
  • Conexões internacionais;
  • Administração pública.

Quanto melhor esses critérios forem administrados, mais inteligente será considerado um município.

 

Como esse conceito pode ser aplicado

Muito se fala sobre a poluição e o excesso de trânsito nas cidades, mas o que se faz para resolver esse problema? Grandes municípios ao redor do mundo valorizam o transporte público ao implantar estações de metrô, ônibus em diversos horários e trens.

Isso permite que os usuários deixem seus veículos em casa para dar preferência ao transporte público. A situação fica ainda melhor quando os horários das conexões são de fácil acesso às pessoas e eles são cumpridos à risca. Assim, os usuários podem se programar para suas atividades com tempo de sobra para chegar ao trabalho ou a outro compromisso.

Essa característica auxilia na sustentabilidade do planeta, pois há mais pessoas utilizando um determinado veículo, gera facilidade para o dia a dia das pessoas e ainda engloba o uso da tecnologia.

Nova York, por exemplo, foi considerada a campeã no ranking do Cities in Motion. A cidade americana consegue agregar um transporte público de qualidade ao desenvolvimento econômico e planejamento urbano, definindo locais para a instalação de indústrias e de iniciativas empreendedoras.

Em relação ao meio ambiente o município que se destaca é Reykjavik, capital da Islândia. Ela conseguiu crescer de maneira sustentável ao atender às necessidades dos habitantes sem descuidar das próximas gerações. Para tanto, ela investe em soluções que unem tecnologia e meio ambiente, pois o município tem baixo índice de poluição.

 

Construindo uma cidade inteligente

As áreas que se expandiram também podem se transformar em ambientes inteligentes. O trabalho pode iniciar em um bairro e se espalhar pelo restante da cidade.

Um exemplo dessa aplicação é a Pedra Branca, em Palhoça. O espaço reúne áreas de lazer, comércio, educação e prestação de serviços em pequenas distâncias. Assim, os moradores podem se deslocar a pé para as atividades simples do dia a dia. Essa é uma maneira de priorizar a qualidade de vida das pessoas.

A tecnologia também pode ser inserida nos ambientes para promover mais interação entre as pessoas, os órgãos públicos e valorizar a sustentabilidade. A instalação de painéis solares em organizações públicas, por exemplo, cria  um exemplo a ser compartilhado com os cidadãos.

A oferta de transporte público em boas condições, com variedade de horários e destinos também promove a valorização do bem-estar coletivo. O trajeto ainda pode ser compartilhado em aplicativos para que as pessoas possam se organizar para usar o recurso. E por que não ir adiante e pensar em um futuro com ônibus elétrico?

Enfim, construir e manter cidades inteligentes depende de muita vontade dos órgãos públicos e da sociedade, pois exige uma participação ativa de todos. Se cada um fizer a sua parte, estará contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Quer saber mais sobre as iniciativas que valorizam a tecnologia e o meio ambiente? Assine a nossa newsletter para receber mais informações úteis para o seu negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp