-beneficios-que-so-quem-usa-a-energia-solar-tem

4 benefícios que só quem usa a energia solar tem!

Publicado em

Economia de até 95% com os gastos de luz e muitas outras vantagens.

Existem muitas vantagens em utilizar a energia solar como fonte de energia na sua casa, empresa ou indústria. Já dizia o ditado popular que a grama do vizinho é sempre mais verde, só que no caso aquele seu vizinho que usa a energia solar está com mais verdinhas no bolso!

Isso só é possível porque com a instalação de painéis fotovoltaicos você consegue reduzir os gastos da conta de luz e muito mais, neste artigo confira 4 vantagens que separamos para você:

 

1. Investimento e maior rentabilidade que o banco

Alguns estudos demostram que investir em painéis solares pode ser uma ótima forma de fazer render o dinheiro, já que a compra possui um retorno de investimento de médio a longo prazo.

O rendimento médio projeto para a poupança em 2018 é de 6,5% enquanto a energia solar pode proporcionar de 10% a 30% dependendo do valor da tarifa pago na sua região, incidência solar e forma de investimento. Em média, a maioria das pessoas consegue reaver o valor inicial em apenas 5 anos!

Com alguns cálculos você consegue descobrir como o investimento pode proporcionar um retorno em poucos anos. Acompanhe abaixo a explicação:

Para fazer o cálculo é importante ter em mãos:

  • O nome da concessionária que realiza o fornecimento de energia na sua região;
  • O preço da tarifa durante o período;
  • Bandeira Tarifária (vermelha, amarela e verde);

Com essas informações você consegue fazer uma projeção de quanto tempo levará para ter um retorno do valor inicial investido. Esse conceito também é conhecido pelos gestores e economistas como Payback.

Você ainda acha que energia solar não dá retorno financeiro?

 

2. Valorização do imóvel

A instalação de painéis solares pode valorizar a sua empresa, indústria ou residência. De acordo com as pesquisas realizadas pelo Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley nos EUA os sistemas fotovoltaicos podem proporcionar uma valorização entre 3% e 6% do seu imóvel.

Outro dado interessante é o divulgado pela Ong brasileira, Green Building Council (GBC) apontando que uma residência ou espaço comercial pode valorizar até 30% com a certificação sustentável.

Existem alguns tipos de certificação sustentável como Leed, Casa, Condomínio e Zero Energy que podem ser obtidas aqui no país através da GBC Brasil. No site da entidade você consegue saber mais sobre as categorias e como é feito o processo de análise da sua residência ou empresa.

3. Economia na conta de luz

Ao instalar um kit fotovoltaico a diferença é sentida no bolso, a partir do primeiro mês.  Com o sistema 100% ativo você pode ter uma economia de até 95% nos gastos com a conta de luz. Além disso, os painéis estão cada vez mais potentes, tecnológicos e menores enquanto os preços no mercado estão diminuindo.

Outro fator que contribui para a economia é a eficiência, marcas no mercado garantem até 80% de eficiência nas placas solares mesmo após duas décadas de uso, um exemplo disso é a Renovigi. Os produtos da empresa são aprovados pelo Inmetro e possuem garantia de rendimento de 25 anos!

Os materiais utilizados nos sistemas fotovoltaicos são altamente resistentes, suportando chuvas e ventos fortes o que auxilia a reduzir os custos com manutenção. E se você estiver pensando sobre o tamanho e espaço para instalação, é possível contar com uma solução a chamada geração compartilhada.

Utilizar a geração compartilhada, que permite que os créditos obtidos com a geração de energia solar sejam descontados em outra unidade consumidora. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Resolução Normativa Nº 687 existem alguns critérios que devem ser seguidos como:

  • Enquadrar-se em uma das 3 modalidades de geração de energia compartilhada, sendo elas: Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras, autoconsumo remoto e geração compartilhada;
  • Os dois locais serem no mesmo estado/cidade de abrangência da concessionária;
  • Unidades consumidores terem a mesma titularidade/nome do dono. Neste caso os locais podem ser uma empresa e uma residência;

Se a sua empresa, residência ou indústria tem alguns desses requisitos vale a pena conferir a resolução completa aqui e entrar em contato com uma empresa credenciada que realiza a comercialização e instalação dos painéis solares na sua região.

 

4. Sustentabilidade para o planeta

Com painéis solares na sua casa ou empresa você utiliza uma energia limpa, renovável e ainda ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente. Somente em 2014 as casas e empresas brasileiras que utilizam essa tecnologia pouparam a emissão de 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono (gás carbônico ou CO2) para a atmosfera.

Com todas essas vantagens e benefícios que a energia solar proporciona dá para entender o porquê a grama do vizinho parece mais verde? Não deixe de aproveitar você também todos os benefícios que o sistema solar pode gerar na sua casa ou empresa. Se você ficou interessando em saber mais informações e como obter um kit fotovoltaico para a sua casa ou empresa acesse o link.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!