“O telhado nos levou para o solar”

Se os desafios de ser empresário no Brasil hoje são grandes, a intenção de empreender também. O segmento de energias renováveis abriu um sol de possibilidades. Profissionais de diferentes áreas migraram para o setor que teve crescimento recorde e promete um boom ainda maior. Mas o que e quem está por trás do solar? Projetos de vida, realização profissional, interesse pela expansão do mercado? Uma pesquisa realizada anualmente pelo Sebrae a partir de levantamento do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), mostra que abrir o próprio negócio é um dos quatro maiores desejos da população brasileira, junto de ter casa e carro próprios e viajar mais.

Se a pesquisa é um indicativo, as histórias confirmam. Atrás de cada CNPJ existe um CPF com desejos e aspirações. A Losango Telhas é uma das 19,7 milhões de empresas ativas no Brasil, segundo Mapa de Empresas, ferramenta virtual do Ministério da Economia com dados divulgados pela Agência Brasil em dezembro de 2020.

“Em 2008 quando fomos construir nossa casa, eu e minha esposa queríamos telhas de concreto, se diferenciava das outras e era usada em poucos projetos na cidade. Porém, a diferença de valor era muito grande, quase o dobro da convencional. Por dificuldades financeiras não conseguimos e a partir disso comecei pesquisas a respeito,” conta o empresário Leonardo Luciano Lopes.

Com espírito observador e interesse em conhecer, Lopes mapeou o mercado e identificou a falta de produto decorrente da inexistência de fábricas na região que demandava logística de São Paulo, o que encarecia o produto.

Formado em Eletrotécnica e Automação pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico CEFETMINAS, Leonardo é funcionário público da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e o interesse em empreender teve apoio de um colega com a mesma visão. “Ele estava se aposentando e queria abrir um negócio, amadurecemos a ideia e em 2010 nasceu a Losango Telhas com fábrica própria.”

Sete ano depois e de olhos atentos ao mercado, os empresários identificaram entraves dos profissionais de carpintaria em deixar um telhado bem-feito, faltava habilidade. Foi assim que a Losango Telhas passou a montar e entregar o telhado pronto para o cliente. Com a expansão dos negócios, outro fator começou a pesar no bolso.  “Mês a mês nossa conta de luz aumentava e precisávamos de alternativas. Já tinha participado de alguns cursos sobre energia solar e fizemos uma aposta, adquirimos um sistema fotovoltaico e instalamos em nosso telhado”, conta.

Do contato com a empresa fornecedora, nasceu uma parceria comercial, “nossos vendedores visitavam obras e além das telhas ofereciam os benefícios da fotovoltaica. Com o tempo, optamos por trabalhar sozinhos e encerramos a parceria. Digo que foi na instalação do nosso sistema, em cima do trabalho que surgiu a Losango Energia Solar,” orgulhasse Lopes.

“Hoje nossos vendedores além de telhas, oferecem uma solução completa. Essa é uma das vantagens, orientamos o proprietário desde a construção da casa onde tudo fica preparado para colocar o sistema fotovoltaico.”

Um dos pontos que tem auxiliado não só a Losango, corresponde a preocupação dos consumidores com o alto custo do kW, bem com, contribui a recente aprovação da Lei 14.300 que instituí o marco legal da microgeração e minigeração distribuída.

Parceiro da Renovigi desde março de 2020, a Losango Energia Solar está localizada em Candeias, cidade com pouco mais de 14 mil habitantes e atende todo Estado de Minas Gerais. Aline Maria da Silva do time Comercial da Renovigi Regional Sudeste destaca o crescimento do parceiro a partir da própria necessidade. “Podemos ver o quão visionário o Leonardo é, oferecendo soluções sustentáveis e econômicas, com diferencial para qualidade dos produtos com foco para um bom atendimento. Nesse cenário ele conseguiu unir necessidades e oferecer diferenciais,” destaca. “É através dessa visão que a Renovigi solidifica ainda mais essa parceria que vem gerado bons frutos”, considera Aline.

DESAFIOS E CONSELHO PARA O EMPRESARIADO

Em termos de entraves para o empresariado brasileiro, Lopes aponta enfaticamente a carga tributária. Para quem vai iniciar e não tem recursos, um empréstimo é algo que também pesa, as vezes fica ainda mais difícil se manter. Por isso, a indicação de planejamento, “vejo muitas pessoas começando um negócio sem por nada no papel, isso torna ainda mais difícil justamente pela falta de capital de giro e conhecimento.”

Enquanto para quem está começando ou deseja empreender, o empresário aconselha dedicação e qualidade. “A concorrência existe em todo segmento, mas aquele que tem algo diferenciado se destaca, é quem sobressai. Vai passar por dificuldade sim, porém permanecerá no mercado. Se puder acrescentar, indico a seleção de bons fornecedores, a exemplo do nosso segmento a qual temos a Renovigi. Ainda, é importante cumprir com o que se promete, especialmente em termos de prazos e condições. A meu ver a instalação é o x da questão, se você faz um serviço bem-feito seu cliente ficará satisfeito e indicará para outras pessoas. É um ciclo virtuoso e de bons negócios.” sinaliza o empresário.

FUTURO DAS RENOVÁVEIS

É cristalina a visão sobre o mercado das renováveis, tanto em termos econômicos e de contribuição ambiental.  Lopes, faz uma leitura muito positiva. “Vejo volumosos investimentos nas renováveis por parte de diferentes empresas, público e privadas. Sinto que lentamente as hidroelétricas começam a diminuir para dar espaço a contribuição da solar, eólica e biomassa. A tendência é aumentar ainda mais no Brasil. Esse futuro tem muito ainda para crescer.”

 

Fonte: Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp