Novo CD Renovigi é inaugurado em fevereiro ao lado de funcionários em cerimônia simbólica

Início de operação do Centro de Distribuição da Renovigi em Pernambuco

O Centro de Distribuição de geradores de energia solar da Renovigi em Jaboatão do Guararapes (PE) teve início de operação no dia 1º de fevereiro. Assim, em uma cerimônia simbólica, a companhia reuniu suas lideranças, colaboradores da filial e convidados externos.  

Anunciada no fim do ano passado, a unidade de Pernambuco é a terceira da Renovigi no Brasil. Uma vez que as outras duas ficam em Navegantes (SC) e Louveira (SP). Nesse sentido, ela chega para atender ao crescente mercado fotovoltaico do Nordeste.

Na unidade, por exemplo, é feita a montagem dos equipamentos e a distribuição para as empresas instaladoras. De modo a reduzir o tempo de entrega em até cinco dias para as regiões Norte e Nordeste.

Matriz energética do Nordeste tem destaque entre outras regiões

início das operações centro de distribuição do nordeste da Renovigi Energia Solar

Início de operação do CD reduz o tempo de entrega para o Norte e Nordeste em até 05 dias.

Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar atingiu cerca de 24 GW de capacidade instalada em 2022. De forma a se tornar a segunda maior fonte na matriz elétrica brasileira. 

A matriz energética do Nordeste, por sua vez, se mostra muito promissora. Nesse âmbito, a Bahia aparece como o Estado que mais se destaca em geração distribuída e centralizada.

A nível nacional é relacionado pela associação, junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 8ª posição de geração distribuída, com 684,5MW. Do mesmo modo, aparece em 3ª posição no que tange a geração centralizada, com 10,4GW.  

Início de operação visa melhoria logística

Assim, para o gerente geral executivo da Renovigi, Guilherme Costa, o novo centro vai melhorar a logística de distribuição para a região. Nesse sentido, a mesma representa cerca de 20% do faturamento da companhia.

Ao reduzir os deslocamentos, ganhamos em eficiência [e] redução de possíveis avarias de transporte. e também proximidade com nossos credenciados e clientes finais da região”, comentou.  

De acordo com Guilherme, a região tem alto potencial de crescimento para a energia fotovoltaica. E isso ocorre justamente por apresentar o maior índice de incidência solar do país.

Em suas palavras, “a energia solar é relativamente nova no país.” À vista disso, “estamos vendo um amadurecimento deste mercado. E o marco regulatório da geração distribuída (Lei 14.300) vai trazer mais segurança jurídica para os consumidores.

“Ano passado tivemos recordes de crescimento, evolução considerável em relação a 2021. [Assim,] a tendência é que, em 2023, este aumento continue de forma linear”, avalia.

Veja também: Revista Amanhã elaborou um ranking com 500 melhores empresas de Santa Catarina. A Renovigi Energia Solar é uma delas e alcança a 2ª posição em rentabilidade patrimonial. Confira os detalhes!

Fonte: Vanessa Teixeira | Danthi Comunicação Integrada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp