Renovigi Energia Solar tem a segunda maior rentabilidade de patrimonio de santa catarina

Rentabilidade patrimonial: Renovigi alcança a 2ª posição entre empresas catarinenses

O Grupo Amanhã produz há mais de 3 décadas um ranking anual com as 500 maiores empresas da Região Sul. Realizada em parceria com a PwC, a última edição contou com 131 companhias catarinenses, e entre elas está a Renovigi, que se destacou pela rentabilidade patrimonial.

As representantes de Santa Catarina foram as que mais se sobressaíram na relação de 2022 em termos de rentabilidade. Além disso, mostraram os menores índices de endividamento e soma de prejuízos – conforme a divulgação feita na revista Amanhã, publicação do grupo homônimo.

Há 10 anos no mercado, a catarinense Renovigi Energia Solar se sobressaiu em diferentes categorias definidas na edição, as quais compartilha posições relevantes com a Intelbras, grupo que a detém desde fevereiro de 2022.

100 maiores empresas de Santa Catarina

Grupo Intelbras e Renovigi estão entre as 100 maiores empresas catarinenses

Com 13,62% de VPG, Renovigi esteve entre as 100 maiores de Santa Catarina em 2021.

Para elencar as 100 maiores empresas de Santa Catarina o Grupo Amanhã considerou o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). Este percentual, por sua vez, expressa a razão entre o patrimônio líquido (50%), a receita líquida (40%) e o lucro (prejuízo) líquido do exercício (10%).

Assim, ao expressar uma variação de VPG de 304,45 milhões (13,62%) em 2021, a Renovigi obteve a 70ª colocação – 5 posições acima do ano anterior -, na apuração que evidencia o crescimento exponencial da companhia no setor de energia solar fotovoltaica nos últimos anos.

50 maiores empresas em receita e patrimônio líquidos

Renovigi está entre as 50 empresas com maiores receitas líquidas

Em 2021, a Renovigi foi a 45ª empresa catarinenses com maior receita líquida.

No que diz respeito à relação das 50 maiores receitas líquidas (subtração entre receita bruta e deduções), a Renovigi se sobressai na 45ª posição com 716,07 milhões, relativos ao exercício de 2021, contra 649,47 milhões de 2020, que representa uma variação de 10,25%.

Além disso, ao alcançar a 13ª posição entre as maiores receitas líquidas, com mais de 3 bilhões, a Intelbras também se posicionou em 12º lugar entre as 50 companhias catarinenses com maiores patrimônios líquidos, de modo a expressar o crescimento de 96,59% de 2020 a 2021.

10 maiores empresas em rentabilidade patrimonial

Renovigi é a segunda empresa catarinense dentre as com maior rentabilidade de patrimônio

Renovigi foi a 2ª empresa com maior rentabilidade de patrimônio em 2021.

No que tange a rentabilidade patrimonial das 10 maiores catarinenses, a Renovigi conquistou o 2ª lugar com 102,22%. O percentual de rentabilidade de patrimônio relacionado na revista corresponde à razão entre o lucro líquido e o patrimônio líquido médio do exercício da empresa.

Ainda na publicação, a detentora da Renovigi se destacou na 4ª posição entre as 10 corporações com maior capital de giro. Em outras palavras, a Intelbras foi relacionada como a 4ª maior parcela de patrimônio líquido destinada a financiar o giro do negócio, com quase 1,4M.

Como resultado, os dados de 2021, levantados em parceria com a PwC, comprovaram o potencial de crescimento da Renovigi na edição de 2022 do ranking “500 maiores do sul”. Por conseguinte, exemplificam em números o que motivou a aquisição estratégica pelo Grupo Intelbras.

Veja também: Renovigi implanta centro de distribuição em Jaboatão dos Guararapes (PE), o terceiro da companhia, e prevê o início das operações para o primeiro trimestre de 2023. Confira os detalhes!

Fonte: Eduarda Pereira | Revista Amanhã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp