como-promover-a-inovacao-e-sustentabilidade-na-fazenda

Como promover a inovação e sustentabilidade na fazenda?

Conservação dos recursos naturais, desenvolvimento humano e alta rentabilidade. Independentemente do setor do agronegócio, essas são as particularidades que as fazendas sustentáveis apresentam e que as diferenciam das tradicionais. Esses atributos não são somente benéficos para o meio ambiente, mas podem impactar positivamente na economia da empresa.

A sustentabilidade aliada à economia gera interesse de muitos empreendedores que desejam transformar seu agronegócio. Mas, como promover a inovação na fazenda? A seguir, explicamos alguns itens que podem ajudar neste processo.

A tecnologia como sua aliada

A tecnologia auxilia em muitos trabalhos, inclusive na lavoura. Em algumas propriedades do Brasil, os gestores e trabalhadores contam com a facilidade da utilização de ferramentas como drones e sistemas com inteligência artificial para auxiliar no dia a dia na fazenda.

Com isso, ficou mais fácil mapear a situação de toda a propriedade e controlar os recursos como água e energia. Alguns locais contam com softwares que indicam qual a porcentagem e momento em que a irrigação das plantas deve ocorrer. Essas tecnologias inovam a forma de trabalho e otimizam a produção.

Energia solar nas propriedades

Pensar na conservação dos recursos naturais é uma das características de uma fazenda sustentável. Uma forte colaboradora neste processo é a energia solar. Com ela, as propriedades geram sua própria energia e economizam com as faturas de luz. Afinal, ela é uma fonte renovável, abundante e limpa.

energia elétrica se faz necessária em muitas atividades do campo, como na irrigação, conservação de plantas em estufas, na produção leiteira, nos tanques de resfriamento e na climatização dos aviários.

Isso gera um grande consumo de energia e, consequentemente, um gasto maior na fatura de luz. Como diminuir esses custos sem prejudicar a rentabilidade do negócio?

Com a implantação de painéis fotovoltaicos você consegue economizar na conta de luz, pois a energia gerada é captada e enviada à central elétrica, que realiza a sua distribuição. Caso a produção seja maior que o consumo, os créditos são gerados e descontados nos meses seguintes.

Produção orgânica nas fazendas

Os produtos orgânicos caíram no gosto de muitas pessoas que buscam consumir menos agrotóxico. Esses alimentos são considerados mais saudáveis e têm um maior valor de mercado.

Além da valorização econômica, a produção sem uso de produtos químicos é benéfica para os produtores e para o meio ambiente. No Brasil, em uma década, foram registrados 40 mil casos de intoxicação por conta do uso de pesticidas. Assim, investir na produção de alimentos orgânicos é uma ótima forma de inovar, tornar a sua propriedade sustentável e gerar lucro.

Prêmio Fazenda Sustentável

Você sabia que há uma premiação para as fazendas sustentáveis brasileiras? A revista Globo Rural realiza o Prêmio Fazenda Sustentável,  que já está em sua sexta edição. Ela avalia e premia as propriedades que têm a melhor performance em sustentabilidade econômica, social e ambiental.

E aí, que tal mudar as práticas em sua fazenda e investir na sustentabilidade? Quer saber mais sobre iniciativas que podem gerar economia, rentabilidade e ainda proteger o meio ambiente? Fale conosco clicando aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp