desenvolvimento-sustentavel-qual-e-o-papel-da-energia-solar-nesse-processo

Desenvolvimento sustentável: qual é o papel da energia solar nesse processo?

Publicado em

Diferentes países passam por um processo de mudança em busca de um desenvolvimento sustentável. Durante muitos anos, a população se acostumou a utilizar fontes de energias não-renováveis (carvão e petróleo) sem se preocupar com as consequências.

 

Contudo, é necessário pensar em alternativas mais eficientes e menos poluentes para o planeta, para conseguirmos manter condições saudáveis de vida para as próximas gerações. E a energia solar tem um importante papel nesse processo. Entenda a seguir!

 

O uso da energia solar é caminho para o desenvolvimento sustentável

relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) identificou que a energia solar se destacou perante as demais fontes de energia elétrica no mundo, por isso, é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável. Segundo os dados apresentados em seu relatório, essa fonte de energia renovável atraiu mais investimentos, alcançando um total de 168,8 bilhões de dólares em 2017. Isso corresponde a 18% a mais do que no ano anterior.

Foram instalados em todo o mundo mais de 98 gigawatts para captar energia solar. O investimento nesse setor foi maior do que em outras fontes, como o carvão e o gás. Isso demonstra o potencial de uso desse recurso no planeta.

Uso do recurso no Brasil

A energia solar é uma fonte inesgotável e limpa, ou seja, o processo de captação não gera poluição, problemas ambientais e sociais. Diferente do que ocorre com a instalação de hidrelétricas, em que moradores precisam deixar suas residências devido à inundação de uma extensa área e muitas espécies de vida acabam morrendo.

Governo Brasileiro tem buscado maneiras de incentivar a adesão da população para o uso de painéis fotovoltaicos. Para tanto, permite que as pessoas gerem a energia elétrica para consumo e depois vendam o excedente para as redes de distribuição.

O crédito fica disponível durante 36 meses e pode ser utilizado para abater as faturas dos meses subsequentes. Essa é uma maneira de muitas casas e edifícios comerciais conseguirem reduzir o valor mensal gasto com energia.

Consequentemente, o crescimento do uso de energia solar evitará que sejam feitos investimentos em redes de captação e transmissão de energia elétrica, diminuindo os impactos ambientais.

 

Benefícios de utilizar painéis fotovoltaicos

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a instalação dos painéis solares em suas residências ou empresas devido ao custo inicial de investimento. Todavia, é necessário ter um olhar atento ao futuro para identificar os benefícios dessa ação:

Proteção do meio ambiente

Essa é uma energia limpa e sustentável, uma vez que utiliza um processo natural para captação e geração de energia. A instalação do sistema é simples e não provoca estragos ao ecossistema.

Economia

Quantas vezes você se assustou com o valor da conta de luz durante o verão? Basta ligar o ar-condicionado para começar a pensar “lá vem o prejuízo no final do mês”.

A utilização da energia solar possibilita uma redução considerável no valor da conta de luz. Se você produzir tudo que necessita para o seu consumo, só precisará pagar pela taxa fixa mensal. Além disso, o sistema tem uma vida útil longa, podendo alcançar até 25 anos.

Valorização do imóvel

O sistema de captação de energia solar agrega muito valor ao imóvel, pois promove uma redução de custos ao morador durante um longo período. Sendo assim, se um dia você decidir vender a residência, poderá cobrar um preço maior do que a média do mercado.

 

Devido aos benefícios que promove para o meio ambiente e as pessoas, a energia solar conquistou um importante papel no desenvolvimento sustentável de muitas regiões. Ficou interessado nesse assunto? Então, aproveite para conferir o artigo sobre sistemas fotovoltaicos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp