santa-catarina-bate-recorde-de-consumo-energia-eletrica-janeiro/

Santa Catarina bate recorde de consumo de energia elétrica em Janeiro

Já no primeiro mês de 2019, Santa Catarina bateu o recorde de demanda de energia elétrica pela terceira vez nesta temporada. Na última quarta-feira (16), às 15h, foi atingido o maior consumo de energia da história: 4.989 megawatts (MW).

Na terça-feira (15), o consumo atingiu 4.875 (MW), superando a maior marca até então registrada de 4.828 MW em 12 de dezembro de 2018. O número desta quarta, supera em 3,4% o valor de dezembro e ultrapassa a marca registrada em fevereiro de 2017.

O resultado deste recorde em uso de energia elétrica é atribuído principalmente a utilização do ar condicionado em unidades residenciais e comerciais devido ao forte calor que vem atingindo o estado nas últimas semanas.

“Dez anos atrás, o que puxava era o chuveiro elétrico, agora é o ar-condicionado. Eu conheço residências que tem um ar em cada cômodo da casa. Antes o pico era no início da noite, também por causa da iluminação pública, mas agora, com os ares, essa demanda foi deslocada para o meio da tarde” – afirma o chefe do departamento de comercialização e gestão de energia da Celesc, Gustavo Cavalcante.

Além disso, o meio da tarde é um período em que as indústrias também estão em atividade e contribuem para o pico. Cavalcante observa que dificilmente o recorde é batido na primeira semana do ano, quando muitas empresas estão em férias coletivas.

Fonte: NSC TV

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp