Gerar energia elétrica a partir do Sol é algo que causa muitos questionamentos entre a população. A Renovigi elencou algumas das principais dúvidas do consumidor, confira:
– Como funciona o sistema de geração de energia solar?
As placas fotovoltaicas são as responsáveis por absorver as ondas eletromagnéticas do sol e convertê-las em corrente contínua, em seguida, esta corrente passa para o inversor onde é transformada em corrente alternada e utilizar esta energia na rede elétrica local.
– Quanto custa?
O custo do sistema solar varia de acordo com o dimensionamento e potência do sistema, bem como os equipamentos a serem utilizados. Cada sistema deve ser analisado especificamente para determinação dos custos de material, projeto e instalação.
– Como funciona o sistema de compensação de energia?
O sistema de compensação de energia iniciou a partir da criação da REN 482/12 e posteriormente atualizada para a REN 687/15 onde a ANEEL possibilita a conexão de sistemas de geração de energia ao sistema elétrico de distribuição. Com isso, pode-se instalar o sistema de energia fotovoltaica e a energia gerada que não for consumida pelas cargas é injetada na rede elétrica da concessionária e revertida em créditos para as faturas de energia posteriores. Também pode-se compartilhar a geração de energia, dividindo os créditos em mais unidades consumidoras.
– Qual a durabilidade e garantia do sistema?
As placas fotovoltaicas Renovigi/Risen, possuem a maior garantia, sendo de 25 anos de rendimento acima de 80% e garantia de 12 anos contra defeitos de fabricação, porém não significa que após o prazo de garantia elas serão descartadas, pelo contrário, pode-se continuar utilizando as placas por muito tempo. Os inversores tradicionais possuem, em média, garantia de 6 anos, porém tem vida útil superior a esse período. Existem também os Microinversores, que, no caso da Renovigi, possuem garantia de 15 anos.
– Qual a manutenção necessária?