A energia solar é acessível ao consumidor. Dados da Renovigi Energia Solar – líder na fabricação de painéis fotovoltaicos no país – reforçam esta afirmação, que é atrelada aos financiamentos disponíveis no mercado, oferecidos por bancos públicos, privados e cooperativas de crédito.
O aumento das linhas de crédito é fundamental para democratizar ainda mais o acesso a fotovoltaicos. Muitas vezes, a economia de luz é capaz de pagar o valor da parcela investida para implantação do sistema. Uma simulação feita pela Renovigi demonstra, por exemplo, que um cliente de Tubarão (SC), com gasto mensal de R$ 500 na conta de luz, realizou financiamento via Santander para investir R$33 mil na compra do sistema. Após um mês da instalação, a conta de luz caiu para R$ 296, ou seja, R$204 de economia mensal, que pode ser aplicada para pagar o financiamento.
“Em média o tempo de retorno do investimento principalmente para residências é de cinco anos. Cerca de 35% das vendas da Renovigi são feitas por meio de financiamentos. Hoje, temos parceria com os grandes players do mercado e estamos sempre buscando mais opções de crédito aos nossos clientes”, afirma Graziele N. Scussiato, Gerente Financeira da Renovigi.
Inúmeros bancos e instituições financeiras estão realizando financiamentos com regras mais flexíveis e taxas mais acessíveis e atraentes para o cliente. A Renovigi possui parceria com Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco BV, Losango, SICOOB, SICREDI, Itaú, Bradesco e Banrisul. Com esta facilidade e a popularização dos sistemas, a Aneel estima que, em 2024, haverá 1,2 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil.
“É uma verdadeira mudança de paradigma, pois com a energia solar o consumidor possui controle e liberdade na conta de energia elétrica. Além disso, pode reinjetar o excedente na rede e ainda contribui para o meio ambiente com a geração de energia limpa”, reforça Gustavo Muller Martins, CEO da Renovigi.
Para o CEO da Reevisa Energia Solar, Lucas Goulart, as linhas de financiamento disponibilizadas são de extrema importância para que o consumidor decida instalar o sistema fotovoltaico. “Atualmente os clientes estão bem-informados sobre os diferenciais do sistema e economia ao longo prazo. O financiamento é primordial na tomada de decisão. A facilidade de crédito e a possibilidade de parcelar o investimento aumentam muito a possibilidade de fechar o negócio. Hoje 70% das minhas vendas são com financiamentos”, afirma ele, cuja empresa é uma das líderes entre os credenciados no Sul do país.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a maioria dos financiamentos são destinados a projetos de pequeno e médio porte (até 5 MW). O motivo está no crescente número de projetos de geração distribuída fotovoltaica em operação no Brasil. Mesmo durante a pandemia, a Renovigi praticamente dobrou o faturamento – o que demonstra que a facilidade de crédito está sendo usada cada vez mais pelos clientes.
Fonte: Danthi Comunicação.