Renovigi prevê expansão de negócios em Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais, que tem mais de 1,5 GW de potência instalada em geração distribuída, desponta na liderança brasileira com 17,5% da produção nacional, de acordo com os números da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A previsão dos especialistas é de que a geração solar no estado se amplie nos próximos anos, com novos projetos de instalação de grandes usinas, boa parte já em andamento.

Nesse cenário, a Renovigi, líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no país, tem planos de expansão no mercado mineiro. No ano passado, a empresa comercializou mais de três mil sistemas no estado e, este ano, pretende alcançar quatro mil projetos instalados, com crescimento em torno de quase 35%.

“Minas Gerais hoje está entre os estados que nos traz os maiores resultados em negócios. A tecnologia está cada vez mais difundida na região e estamos buscando investir mais, tanto com a expansão de equipe de atendimento quanto na ampliação de nossa rede credenciada. A Renovigi fechou o ano de 2021 com 450 credenciados ativos, mas queremos ampliar ainda mais”, afirma Rafael Xavier, gerente comercial da Renovigi.

Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo de Minas Gerais para a geração de energia solar contribuem para o bom resultado nos negócios. Em 2017, o governo estadual passou a oferecer isenção de ICMS para sistemas de geração distribuída de energia solar com capacidade de até cinco megawatts (MW). Além disso, Minas tem duas características que favorecem a produção de energia solar: um índice de insolação alto e extensas áreas para implantação de usinas geradoras.

Nesse cenário, a instalação de sistemas solares para geração distribuída mostra-se um bom negócio, tanto para residências como para indústrias, serviços e o agronegócio. Na fazenda Bicue, em Abaeté, Minas Gerais, onde 200 vacas produzem 800 mil litros de leite por dia, as despesas com energia elétrica são elevadas e ficam ainda mais caras com o uso dos sistemas de ordenha mecânica e de bomba d’água, necessária durante o período de seca, para oferecer água aos animais.  A energia solar chegou para ajudar a reduzir custos e otimizar a produção leiteira com mais sustentabilidade.

O proprietário do empreendimento João Mendes contratou os serviços da Derivar Engenharia – um dos principais parceiros comerciais da Renovigi em Minas Gerais – para a instalação de 52 módulos e 3 inversores, totalizando 17,42 kW. O fazendeiro já percebeu o ganho com o investimento. Após a instalação do sistema, ao custo de R$ 48 mil, a economia com a conta de energia elétrica soma R$ 21.986,69 por ano.

“A redução do custo operacional é a principal vantagem. Fizemos um bom investimento, afinal, o sol é de graça para todos. Portanto, o sistema fotovoltaico é a melhor opção”, avalia Mendes.

Gabriel Luiz Silva Teixeira, sócio proprietário da Derivar Engenharia, confirma que o estado registra crescimento de demanda, especialmente, do agronegócio.  A empresa, que existe desde 2017, atua principalmente na região que atende aos municípios de Formiga, Itapecerica, Carmo da Mata, Oliveira, Cláudio, Abaeté, Carmo do Cajuru e Unaí. No ano passado, realizou 63 projetos, totalizando 2.011,80 KW de potência instalada.

“O ano de 2022 é promissor. Aqui no estado temos luz solar abundante e acessível. Nossa empresa conta com uma equipe de engenheiros eletricistas com vasta experiência em geração de energia e redes de distribuição. O cliente pode encomendar uma análise completa tanto para projetos de microgeração quanto para grandes usinas”, explica Teixeira.

A Renovigi quer acompanhar esse aceno do mercado para um forte crescimento na demanda por energia solar e ganhar market share.

“Sabemos de todo o potencial da região e vamos estar presentes em cada cidade do estado”, afirma Xavier.

 

Fonte: Danthi Comunicações/Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp