Fábrica de torresmo no interior do Espírito Santo aposta na energia solar

A visão de criar projetos para o futuro, enraizado na cultura empreendedora, motivou a família Sperandio, estabelecida no município Baixo Guandu, a 186 quilômetros a oeste da capital do estado, Vitória. No princípio, bem estabelecida no ramo do açougue, a família Sperandio percebeu uma demanda crescente por torresmos, inicialmente produzidos e comercializados em pequena escala no próprio açougue.

Necessitando adequar-se à demanda que não parava de crescer, o patriarca Amadeu Sperandio delegou ao filho, Tiago Sperandio da Vitória, a comercialização mais eficiente dos torresmos. Em 2010, Tiago decidiu investir em uma fábrica exclusiva para sua produção. A unidade passou também a produzir banha suína que, somado aos torresmos, podem hoje ser encontrados em muitos supermercados, açougues e mercearias de todo o Brasil.

PARCERIAS DE CONFIANÇA

Tiago Sperandio da Vitória, diretor da fábrica de torresmos, relutou em um primeiro momento ao ser procurado pela empresa SEED Engenharia e Soluções Sustentáveis. “Nosso projeto foi um dos pioneiros na cidade. Conhecíamos pouco sobre a energia solar e havia muito receio em relação ao pós-venda, a uma possível necessidade de manutenção dos inversores e como isso poderia comprometer a nossa produção”, relata Tiago.

Mas é nesse momento que uma empresa credenciada com histórico de sucesso e credibilidade, como é o caso da SEED, fez a diferença para o projeto prosseguir. “A SEED é credenciada na categoria Diamond da Renovigi, empresa catarinense líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil. Isso passou a confiança que faltava para a tomada de decisão por parte da Embutidos Sperandio”, lembra Rafael Sant’Ana, CEO da SEED Engenharia.

“Rafael também apostou na ideia e me passou tranquilidade quando me explicou melhor sobre a Renovigi e seu alto padrão de qualidade e atendimento”, reforça Tiago.

Rafael Sant’Ana pode falar com propriedade sobre a Renovigi pois, além de possuir experiência de longa data no mercado de energia solar, já era credenciado da empresa catarinense antes mesmo de fundar a SEED – que conta com filiais em Governador Valadares (MG) e São Félix do Coribe/BA, além do Baixo Guandu (ES).

“A Renovigi teve sempre um pós-venda muito ativo e próximo aos seus clientes”, defende Rafael, que também reconhece a mentalidade de visionário do seu parceiro de projeto, fato que os conectou ainda mais em torno da iniciativa.

O projeto na fábrica de torresmos envolveu 399 módulos fotovoltaicos de 360W, da marca Canadian. Funcionando desde maio de 2020, a usina com 143,64kWp – composta por dois inversores (um de 50 kW e outro de 60 kW), gera em média 15.156 kWh.

A conta de energia, que era de aproximadamente R$ 12 mil passou para uma média de R$ 1,2 mil ao mês, ou seja, uma redução de 90%. Rafael comenta que o financiamento, viabilizado pelo Banco do Nordeste (BNB), foi feito em 48 meses e “tem passado muito rápido”. O payback (retorno sobre o investimento) é esperado em 3 anos e meio.

Foi a partir do caso de sucesso da Embutidos Sperandio, que ainda é um dos maiores já implementados na região, que a venda de geradores de energia solar fotovoltaicos passou a avançar no entorno do Baixo Guandu. O próprio empresário Tiago Sperandio é hoje um incentivador da ideia. “Quem não instala está perdendo tempo”, encoraja ele, que também instalou um projeto em sua residência.

Gustavo Müller Martins, presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi, celebra o potencial que casos de sucesso, como a da Embutidos Sperandio, tem de popularizar o acesso à energia solar no país. “É fundamental que a gente trabalhe com o propósito de esclarecer os benefícios significativos da utilização da energia solar, não só em termos de economia – dada a compensação significativa nos custos de produção -, como no seu papel sustentável por ter uma matéria prima renovável, a luz do sol, originada pela natureza”.

 

Texto: Danthi Comunicações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp