Jornalista Fabian Londero relata experiência com energia solar

A energia solar está na pauta do dia e também na casa de Fabian Londero, apresentador e editor do NSCTV. Preocupado com a sustentabilidade, o jornalista instalou em sua residência em Florianópolis (SC), em janeiro do ano passado, 12 painéis de 340W e um inversor 3K Plus da Renovigi Energia Solar, líder em fabricação de painéis fotovoltaicos no país.

Entusiasta da energia renovável, ele explica as vantagens de gerar a própria energia. “As pessoas acham que colocamos aquecimento solar, mas na verdade, instalamos um sistema de geração de energia. Ele capta a energia do sol e gera energia elétrica, devolvendo o excedente para a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina, companhia responsável pelo fornecimento de energia) já que agora sobra energia. Na minha conta de luz, pago somente os impostos, já que estou produzindo até mais do que consumo na minha moradia”, explica o apresentador.

Uma dúvida recorrente corresponde na diferença entre aquecimento solar e energia solar. Jederson de Abreu, do time de Suporte Técnico da Renovigi explica a diferença.

“O aquecimento solar é responsável por aquecer a água utilizada na residência, a exemplo de uma piscina ou chuveiro. Enquanto um sistema fotovoltaico, gera energia elétrica através da irradiação solar, que incide sobre os módulos fotovoltaicos, aqueles painéis azuizinhos, geralmente instalados no telhado. Através dessa fonte renovável, é possível atender a demanda de energia consumida pelos equipamentos elétricos da residência,” explica.

O engenheiro eletricista atribuiu uma das causas da confusão, a semelhança entre as estruturas, onde as placas de aquecimento solar, geralmente na cor preta, se confundem com os módulos fotovoltaicos ambos, geralmente instalados nos telhados das residências.

O projeto implantado na casa do apresentador gera também economia financeira. “Energia que vem do sol, totalmente sustentável, com economia no bolso. Já fiz os cálculos, e o tempo de retorno do meu investimento será de apenas quatro anos e meio, além de contar com uma garantia de 12 anos.”, reforça Fabian.

Para a instalação, ele contratou a SA Engenharia, credenciada da Renovigi em São José, Santa Catarina, que providenciou não só o projeto necessário, mas também toda instalação e a documentação. “O cliente não tem qualquer trabalho para a instalação, basta nos fornecer os dados e solucionamos tudo. Agora vamos cadastrar o imóvel do Fabian para isenção de impostos, que é um direito previsto por Lei no estado para quem gera energia”, afirma Nilson Carvalho de Souza, diretor da SA Engenharia.

Criada em 2012, a Renovigi possui mais de um 1,5 milhão de painéis instalados no país e teve crescimento exponencial nos últimos quatro anos: R$ 750 milhões de faturamento em 2020 (mais de 50% de crescimento), mesmo com a pandemia. Para 2021, projeta R$ 850 milhões em receitas e já planeja expansão para a América Latina nos próximos anos.

Fonte: Danthi Comunicações e Izabel Aparecida Guzzon- Jornalista/MTE 5573/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp