Construtora de Chapecó é precursora na integração de sistema de energia solar em edifícios

A GCA Empreendimentos é pioneira na incorporação de sistemas de energia solar em edifícios. Uma combinação que une consciência ambiental, arquitetura e urbanismo. A preocupação da marca levou a criação do projeto GCA Sustentável, implantado em 2018 que preconiza soluções inovadoras na área da construção civil, minimizando os impactos ambientais de suas atividades.

“A partir disso, precisávamos de uma parceria que comprasse a ideia, com conhecimento e engajada com a causa para que então, pudéssemos implantar em todos os empreendimentos – para benefícios dos clientes pela economia de energia, mas principalmente, como estímulo para o uso de fontes sustentáveis,” destaca o gerente de engenharia da GCA, Douglas Lavina Carniato.

Nesse momento que a Renovigi Energia Solar – líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil entrou em campo, ou melhor, no telhado. O felizardo que recebeu um telhado “azulzinho” foi o Residencial Villa, entregue em agosto de 2019. O projeto conta com 22 painéis de 340w cada e 1 inversor Renovigi de 5k com potência de geração de 7,48Kw. O sistema é capaz de gerar em média 800Kw/mês, uma economia mensal de aproximadamente R$ 700 mês e R$ 8.400 ao ano.

A partir do Villa, todos os empreendimentos da GCA possuem a inclusão de um sistema fotovoltaico. E não são apenas nos edifícios, a central administrativa também possui energia fotovoltaica e mês a mês vem percebendo a diferença, o valor pago para concessionária caiu aproximadamente 90%. Outros empreendimentos que estão em fase de obras e aguardando para instalação são Araucária Elegans com previsão de entrega para 2021, Kennedy para 2022, Bel Tramonto e o Edifício Atlanta para 2023.

Ponto positivo, o coordenador de marketing da GCA Roberto Otowicz, sinaliza como um diferencial na comercialização e o sentimento, por parte dos clientes, de contribuição com o meio ambiente. “Mais do que uma economia, ter um condomínio que possui uma preocupação com o meio ambiente faz nossos clientes e moradores sentirem que fazem parte e contribuem positivamente com a utilização de energia limpa.” Acrescenta a busca por soluções inovadoras que buscam antecipar as demandas do mercado e transformar o setor da construção civil.

Os projetos contam com o suporte da VPS Vidalar empresa credenciada Renovigi em Chapecó. O diretor e engenheiro mecânico, Marcelo Teston destaca o pioneirismo e a parceria da GCA em todos os projetos e a preocupação com o custo de manutenção futura do empreendimento depois de entrega para os proprietários, além do incentivo a preservação ambiental.

Clique e faça um orçamento aqui.

ÚNICA ENTRE 800

O crescimento da energia solar como estratégia sustentável e de preocupação com o planeta, ainda é pouco explorada pelo segmento. Conforme dados do portal Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Chapecó conta com 800 CNPJs cadastrados no segmento de construção, sendo apenas a GCA Empreendimentos precursora da ideia.

O segmento tem muito a desenvolver especialmente quando se fala no conceito de green building. Acessível a esse tipo de projeto, além dos benefícios ambientais, fica evidente a vantagem econômica para residências e condomínios que utilizam energia solar.

“O compromisso com o futuro está presente em cada empreendimento da GCA, desde o planejamento da obra. Queremos contribuir com nossos clientes, estimulando uma postura mais sustentável. Entendemos que os resultados dessa visão transcendem o âmbito da empresa e dos processos construtivos, mas geram bem-estar e saúde para a sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações.”

Instalado no telhado do edifício, o crédito do sistema fotovoltaico é utilizado para abater o gasto de energia elétrica das áreas comuns.

Para conhecer o trabalho da GCA, clique aqui.

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp