como-promover-a-inovacao-e-sustentabilidade-na-empresa

Como promover a inovação e sustentabilidade na empresa?

Há diferentes maneiras de promover a inovação e sustentabilidade na empresa. Elas podem ser conquistadas por meio do desenvolvimento de lideranças no negócio, com a implementação de soluções tecnológicas e práticas sustentáveis.

É importante iniciar esse processo o quanto antes, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas em obter produtos de organizações que pensam em crescer com sustentabilidade. Quer saber como dar o primeiro passo? É só continuar a leitura!

 

1. Reduza a produção de lixo

Adote o uso de tecnologias que dão mais agilidade às rotinas das equipes e ainda diminuem a produção de lixo na empresa. Por exemplo: há diferentes plataformas que permitem o gerenciamento de atividades no ambiente online, o que reduz o uso de post-it e papéis.

Você ainda pode incentivar o compartilhamento de informações por meio de e-mails, WhatsApp ou ferramentas na nuvem. Desse modo, só terá a necessidade de imprimir documentos para questões legais.

Outra ideia é substituir os copos plásticos pelos de vidro, que podem ser lavados e reutilizados por diversas vezes.

 

2. Promova a economia de recursos

Quanto de água a sua empresa gasta por mês? Muitas vezes, é possível reduzir esses números com medidas simples. Veja:

  • substitua a válvula da descarga tradicional nos banheiros por aquela que tem uma caixa acoplada;
  • tenha um reservatório para coletar a água da chuva – ela pode ser útil em diferentes situações;
  • utilize torneiras com fechamento automático para evitar o desperdício;
  • oriente a equipe para apagar as luzes sempre que não houver pessoas na sala.

Essas são práticas simples que ajudam a preservar o planeta e ainda contribuem para a redução dos custos mensais do negócio.

 

3. Utilize fontes de energias renováveis

Outra maneira de promover a inovação e sustentabilidade na empresa é dar preferência para o uso de uma fonte de energia renovável. Ao utilizar painéis fotovoltaicos, por exemplo, a organização consegue gerar a própria energia. Isso se reflete em redução nos custos mensais.

Além do mais, a energia excedente gerada se transforma em créditos para o negócio, que podem ser utilizados nos meses subsequentes. Essa é uma maneira de proteger o meio ambiente, pois evita que sejam criadas novas usinas hidrelétricas no país.

 

4. Tenha responsabilidade social

Este é um importante pilar da sustentabilidade, mas, como promovê-lo? Ele está ligado ao capital humano da empresa e das pessoas afetadas por ela. Sendo assim, o negócio precisa se preocupar com o impacto gerado na sociedade, tanto em questões ambientais como nas sociais.

Gerar emprego e renda, valorizar a educação, contribuir com a segurança e o desenvolvimento de novos negócios são maneiras de exercer a responsabilidade social no contexto em que você está inserido. Então, seja ativo em sua cidade e estado e participe da mudança a favor da sustentabilidade.

 

5. Estimule o transporte compartilhado

As grandes cidades já sofrem muito com os congestionamentos e o transporte público nem sempre consegue atender bem a demanda. Uma maneira de mudar um pouco esse contexto é por meio do estímulo ao transporte compartilhado.

Será que não existem colaboradores que trabalham próximos uns aos outros e podem dividir o custo do combustível? Essa é uma iniciativa que diminui a quantidade de carros nas avenidas, a emissão de gases poluentes e ainda gera economia para o funcionário que compartilha.

E aí, o que achou das nossas dicas de inovação e sustentabilidade nas empresas? Já pratica alguma delas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com os demais leitores!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp