Sistema de monitoramento da Renovigi, homologado pela Anatel, mostra dados em tempo real

A Renovigi – maior fabricante de sistemas fotovoltaicos – têm como objetivo oferecer suporte a rede de mais de 7 mil empresas credenciadas em todo o Brasil, através do atendimento resolutivo e da qualidade dos produtos e serviços. Algo que também está estritamente relacionado à cultura organizacional, corresponde a imersão tecnológica através da Nibble, uma startup que surgiu para atender uma transformação digital das áreas internas da Renovigi e de suas empresas credenciadas.

Além de otimizar processos mediante a criação de aplicativos, integrações e plataformas digitais, duas funcionalidades vêm ganhando espaço e podem ser consideradas a bola da vez. Certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os aplicativos RenoMonitor e RenoBoard foram desenvolvidos em conjunto pelo time de colaboradores da Renovigi e Nibble, a partir de necessidades e, pensadas para potencializar e agregar valor aos negócios da rede de credenciados conforme explica o gerente de P&D e Suporte Técnico da Renovigi, José Vitor Salm e o CEO da Nibble Tecnologia, André Luiz Dallacorte.

DADOS EM TEMPO REAL

O RenoMonitor e RenoBoard são resultado das necessidades visualizadas em relação aos sistemas fotovoltaicos e, apontadas pelos próprios credenciados. “Foi um trabalho que se iniciou com um problema a ser resolvido em 2018. E a partir de então, iniciou-se o desenvolvimento desses projetos em fevereiro de 2019 através de parceiros estratégicos na China para viabilizar as soluções que a Renovigi entrega hoje, e que vai seguir inovando com cada vez mais novidades”, explica José Vitor.

Disponíveis no Portal do Credenciado, oferecem informações detalhadas das plantas dos clientes, monitoramento do sistema fotovoltaico em termos de desempenho e geração, elaboração de relatórios específicos e o compartilhamento dessas informações através de aplicativos como WhatsApp e Instagram.

As funcionalidades foram lançadas em agosto de 2020 e realizada live, no mês de outubro, pelo time técnico da Renovigi para orientação das informações incrementadas nos aplicativos, a exemplo da notificação de alarmes.

É importante lembrar que a ferramenta está disponível apenas para os dispositivos de monitoramento Wi-Fi Plug II, usados desde o final do ano passado, aquele dispositivo que acompanha o inversor. “Você só consegue utilizar o RenoMonitor e a plataforma de alarmes, com os inversores em que tem esse dispositivo, mas em breve a intenção é oferecer  a opção de compra ou troca por RenoPoints desse item. E da mesma forma, o credenciado poderá oferecer aos seus clientes como uma experiência diferente, onde eles poderão entender as funcionalidades que o dispositivo possibilita. Consideramos esse projeto uma verdadeira inovação incremental em um mercado com crescimento exponencial,” orienta José Vitor.

Explica que ao acessar o RenoMonitor, o credenciado visualiza a aba inversores e na sequência, a aba alertas que apresenta detalhes sobre o alerta, nome, de qual cliente é a planta, o horário e o problema. “Ele verifica a mensagem, acessa o FAQ da Renovigi e visualiza a descrição do problema e as formas resolver. Por exemplo, surgiu um alerta UM-G-V, ele digita no campo de busca do FAQ e visualiza as opções relacionadas, se é um problema temporário na rede elétrica ou no equipamento. Essa inovação na base do aplicativo trouxe ainda mais otimização de tempo para o cliente e agilidade no processo.”

O CEO da Nibble, André Luiz Dallacorte também sinaliza a oportunidade de pós-venda. “Estimula a indicação, uma relação próxima entre cliente e credenciado, onde ele pode indicar amigos e conhecidos. Hoje o maior fluxo de vendas da Renovigi é por indicação e a ideia com o RenoMonitor e o RenoBoard é potencializar isso.”

André explica que com o aplicativo é possível gerar imagens interativas do sistema com informações do valor em economia gerada, o número de árvores salvas e a redução de CO2 ao meio ambiente, além de oportunizar o cliente a utilizar a economia para viajar ou executar outros projetos. “Fizemos uma pesquisa com os credenciados questionando se enviavam esse tipo de relatório para seus clientes. Aproximadamente 80% indicou que o fazia pelo menos uma vez por mês, mas era algo que manual que demandava bastante tempo e trabalho. Agora, com essa ferramenta, ele acessa o sistema, clica na opção, faz o download da imagem e encaminha para o cliente, rápido e extremamente fácil. As avaliações têm sido muito positivas.”

ACESSO E CADASTRO NA PLATAFORMA

A plataforma está disponível no Portal do Credenciado (https://portal.renovigi.com.br), na opção RenoMonitor, aba inversores onde podem ser visualizadas as plantas e, na aba alarmes, a nova funcionalidade que fornece todos os detalhes como o número de série do inversor e as descrições técnicas do alarme. O credenciado também pode incluir e cadastrar todas as plantas dos microinversores para ter acesso a essas funcionalidades.

O acesso ocorre com o login e senha já utilizados no portal, conforme o cadastro de cada credenciado e, quando efetuado, automaticamente faz a sincronização das informações para o RenoMonitor. “Esse trabalho é uma estratégia para, cada vez mais, oferecermos diferenciais competitivos aos integradores que fazem parte da nossa rede de parceiros e, juntos, entregar valor tornando a experiência do cliente diferenciada para que priorize a escolha por produtos Renovigi,” sinaliza o CEO.

RENOBOARD, ACESSO E FUNCIONALIDADES

Já o RenoBoard é uma solução com foco para o cliente final. O gerente de P&D e Suporte Técnico José Vitor, diz que inovação faz parte do DNA da Renovigi e atribui as novas funcionalidades como um temperinho a mais, aquele que dá o toque especial a qualquer prato. Explica que o aplicativo foi pensado para fornecer informações precisas ao cliente final, que muitas vezes é leigo e não conhece tudo sobre o produto. “Nosso time pensou em algo diferente como um user friendly – aplicativo amigo de fácil acesso que permite acessar todos os benefícios de um sistema de energia solar, foi quando desenvolvemos o RenoBoard.”

Disponível em todas as plataformas e nas lojas de aplicativos, a princípio, a ferramenta só está disponível para os inversores fotovoltaicos string que possuem dispositivo de monitoramento Wi-Fi Plug II. A configuração inicial é realizada pelo integrador no Portal do Credenciado, onde ele cadastra a usina solar com as informações técnicas para que a ferramenta possa fazer o mapeamento, fornecer relatórios e outras informações. “No RenoBoard é possível tangibilizar os benefícios, as informações ficam mais claras e, o principal, o cliente consegue optar se quer receber alertas diários pelo celular ou e-mail.”

Enquanto do ponto de vista mais tecnológico e como bom programador, André caracteriza o RenoBoard como um protótipo exclusivo, uma ferramenta que só a Renovigi tem e resulta da parceria com a Nibble, um time que pensa em tecnologia 24h por dia. “Existem empresas de software que fornecem soluções, a exemplo do RenoBoard, mas focadas no credenciado, porque não conseguem vender para um cliente final. Como a Renovigi é a fabricante, ela desenvolveu um aplicativo para o cliente final, onde ele é alertado, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Ele recebe push, a exemplo de uma mensagem de texto do andamento do seu produto, é economia e geração em tempo real e na palma da mão. Essa é uma funcionalidade que ninguém tem.”

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

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