como-sao-fabricados-os-paineis-solares

Como são fabricados os painéis solares?

Como você já sabe, a energia solar é uma grande aliada na economia de energia para sua casa ou empresa. Os benefícios são incríveis! Além da economia de até 95% na sua fatura de luz, você contribui para um mundo mais sustentável e ainda conta com benefícios como a valorização do imóvel, mínima manutenção, entre outros.

Para desfrutar dessa solução e obter as vantagens que ela oferece, basta instalar painéis solares. Considerados os principais componentes de um sistema de energia solar, essas soluções são formadas por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol. Mas, como são fabricados esses painéis? Está ansioso para saber? Continue lendo esse Blog e conheça um pouco mais sobre isso!

Materiais utilizados na produção

A fabricação de painéis fotovoltaicos envolve o uso das melhores tecnologias, o que justifica sua longa durabilidade. Cada etapa inclui um rigoroso processo de fabricação e, para entender melhor, é fundamental conhecer um pouco mais sobre a função dos componentes utilizados. Conheça os materiais:

  • Células Fotovoltaicas: São responsáveis pela geração de energia. Formadas por materiais semicondutores como o silício, são capazes de converter a luz do sol em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.
  • Vidro temperado especial: O uso do vidro especial ultrapuro com baixo teor de ferro é fundamental para que o painel tenha menos reflexos e fazer com que o máximo de luz possa passar através dele.
  • Molduras do painel solar de alumínio anodizado: Proporciona robustez e garante a proteção do painel no momento de instalar e nas mais diversas situações.
  • Backsheet: Trata-se de um material plástico branco que vai na parte de trás do painel solar para proteger os componentes internos e atuar como um isolante elétrico.
  • Filme Encapsulante para o Painel Solar (EVA): Trata-se do acetato-vinilo de etileno – uma solução selante que protege as células fotovoltaicas contra o envelhecimento causado por raios UV, umidade e altas temperaturas.
  • Caixa de Junção: A caixa de junção fica na parte de trás do painel solar onde as células fotovoltaicas são interconectadas eletricamente.

Produção de um Painel Solar

Está curioso sobre essa etapa? Pois então, o processo de fabricação do painel fotovoltaico inicia com a limpeza do vidro que é feita em uma máquina especial e com água passada por osmose reversa. Isso é fundamental para que não ocorra a formação de bolhas após o painel estar pronto.

Depois, vem uma das etapas mais complexas do processo: a interconexão das células fotovoltaicas. Nessa fase, as células são interconectadas por fios condutores feitos de cobre ou alumínio e, cada voltagem, possui uma quantidade de séries e células. Para unir as conexões é utilizada uma máquina de solda especial.

Em seguida, vem o sistema de montagem da matriz de células (Layup), ou seja, o processo de coletar as séries de células fotovoltaicas interconectadas e posicioná-las sobre o vidro e o EVA. Após esse trabalho, que é feito por uma máquina especial, é realizada a interconexão manual.  Nessa etapa, as strings de células são soldadas, o que gera uma ligação elétrica entre elas.

Interessante, não é mesmo? Mas, não pense que terminou por aí! Agora, é hora do posicionamento do EVA e backsheet. Esta fase consiste na colocação da segunda folha de EVA sobre a matriz de células e do backsheet sobre o EVA.

Na sequência vem o processo de laminação do painel solar. Neste momento, quatro painéis entram em uma máquina de laminação e o EVA se derrete, unindo todas as camadas. Logo em seguida, é retirada a rebarba do material e instalada a caixa de junção que é fixada com o uso de silicone como selante. Por fim, são fixadas as molduras de alumínio, visando garantir proteção para o vidro do painel.

Durabilidade

Um painel solar fotovoltaico tem uma durabilidade incrível! A garantia de eficiência é de aproximadamente 25 anos.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação de um painel fotovoltaico? Ficou interessado por essa solução? Venha conhecer a Renovigi!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp