11

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) lançou uma ouvidoria online para que clientes e empresas possam denunciar os distribuidores de energia que descumprem as regras e dificultam o acesso do consumidor à geração distribuída.

A intenção é que as empresas do setor possam relatar oficialmente os problemas encontrados com as concessionárias durante todo o processo de conexão dos clientes à rede local de distribuição de energia. O endereço do novo serviço da entidade é http://www.absolar.org.br/ouvidoria.

De acordo com a ABSOLAR, as queixas mais frequentes estão relacionadas a atrasos em vistorias e homologação do sistema instalado – para muito além dos prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de cobrança de valores excessivos nas obras para conexão à rede e exigência de documentos não autorizados pela Aneel.

“Tratam-se de reclamações recorrentes no País, tanto de empresas de instalação quanto dos próprios consumidores”, afirma o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk. “As distribuidoras de energia ainda não perceberam que os tempos mudaram e que os clientes não toleram mais serem mau atendidos”, acrescenta.

Para enviar sua reclamação à ABSOLAR é necessário que antes seja formalizada uma ocorrência na ANEEL, que também pode ser realizada online.

Fonte: ABSOLAR

Leave a Comment

Your email address will not be published.