energia-solar-fotovoltaica-atinge-marca-historica-de-500-mw-no-brasil/

Energia Solar Fotovoltaica atinge marca histórica de 500 MW no Brasil

O ano de 2019 iniciou com o pé direito para o mundo da Energia Solar Fotovoltaica: O Brasil alcançou a marca histórica de 500 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (08), pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR),

Segundo a ABSOLAR, a fonte solar fotovoltaica baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável, lidera com folga o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com mais de 99,5% das instalações do País.

Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 75,5% do total. Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços (16,8%), consumidores rurais (4,3%), indústrias (2,7%), poder público (0,7%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,01%).

Em potência instalada, os consumidores dos setores de comércio e serviços lideram o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,2% da potência instalada no País, seguidos de perto por consumidores residenciais (35,7%), indústrias (10,3%), consumidores rurais (7,3%), poder público (3,2%) e outros tipos, como serviços públicos (0,3%) e iluminação pública (0,01%).

Fonte: ANEEL / ABSOLAR, 2019. Última atualização 03/01/2019.

De acordo com a entidade, o Brasil possui hoje 49.177 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental a 60.090 unidades consumidoras, somando mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos ao redor de todas as regiões do País.

A energia solar fotovoltaica agrega inúmeros benefícios para o progresso do Brasil, desde a redução de gastos com energia elétrica, atração de investimentos, geração de empregos locais de qualidade, redução de impactos ao meio ambiente, além da redução de perdas elétricas na rede nacional.

 

Fonte: ABSOLAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp