o-futuro-sera-das-energias-renovaveis/

O futuro será das energias renováveis.

As energias renováveis estão cada vez mais almejadas em todo o mundo. Diversos países já estão apostando fortemente nesse tipo de produção para diminuir os impactos do efeito estufa e do aquecimento global. E nesse assunto o Brasil sai na frente. Em 2017, englobando a energia hidrelétrica e o etanol, nossa oferta interna de energia que vem de fontes renováveis totalizou 42%.

Ainda em 2017, a Bloomberg New Energy Finance (BNEF), através do seu relatório anual New Energy Outlook, indicou que até o ano de 2040 haverá um acréscimo na porcentagem de produção de energia limpa no Brasil, principalmente na eólica e solar, que poderão representar até 34% da geração de eletricidade brasileira. Um número que se destaca, principalmente quando comparado aos 5% das produções atuais. Só para se ter uma ideia, hoje, a média das novas energias renováveis na matriz mundial fica em torno de 6%.

Até esse mesmo ano, deverão ser investidos US$7,4 trilhões (de dólares) em novas usinas de energia renovável. Esse valor corresponde a 72% do total de investimentos projetados para geração em todo o mundo, que é de US$10,2 trilhões (de dólares).

 

Painéis fotovoltaicos estarão mais presentes no mercado

Hoje os valores das placas fotovoltaicas correspondem a um quarto do valor que eram ano de 2009, e até 2040 o valor deve baixar mais 66%. De acordo com os cálculos do BNEF, nessa época será possível comprar até três vezes mais energia solar pelo valor de um dólar. Quando falamos em painéis solares em residências, no futuro eles representarão 24% da eletricidade total produzida na Austrália, 20% no Brasil e 15% na Alemanha.

 

Carros elétricos serão maioria

Os dados do BNFE ainda projetam que no futuro as vendas de carros elétricos vão superar a de modelos a gasolina e a diesel. O número estimado é de 530 milhões de carros destes modelos nas ruas no mundo todo, o que trará como consequência a baixa nos custos das unidades de baterias de lítio para armazenagem de eletricidade nos veículos.

 

Casas automatizadas para economizar energia

As casas também deverão ser otimizadas para serem cada vez sustentáveis. Hoje, sistemas inteligentes de automação residencial já permitem conectar lâmpadas e aparelhos eletrônicos em uma rede de controle. No futuro, essa tecnologia facilitará ainda mais o controle do consumo de energia, sendo possível controlar a televisão ou luzes que ficaram ligadas por esquecimento, mesmo sem estar dentro de casa.

 

Você quer fazer parte do futuro agora? Conheça nossos kits fotovoltaicos para produzir sua própria energia. Entre em contato com a gente, tem sempre um credenciado Renovigi perto de você!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp