Uma startup de tecnologia vem causando um burburinho no mercado de energia solar, um time multidisciplinar que respira tecnologia 24h por dia e têm como propósito facilitar o dia-a-dia das pessoas. Nibble, em tradução literal significa mordidela, não é exatamente a definição de conceito da marca, mas não estranhe se a intenção estiver alinhada ao significado. Um nibble é uma sequência de quatro bits, por exemplo 0101. Ele é a base do sistema de codificação binária decimal. “É chamado de nibble porque é considerado meio byte, como se fosse um byte mordido,” explica o CEO André Luiz Dallacorte justificando a ideia do nome da startup.
Resultado da necessidade de transformação digital da Renovigi, a startup criada em 2019 se diferencia pela capacidade em otimizar processos através da criação de aplicativos, integrações e plataformas digitais para as áreas internas da Renovigi e suas empresas credenciadas. “Em um ano criamos mais de 60 funcionalidades em uma plataforma unificada (Nibble One), esse é um número que por si só impressiona. Trabalhamos com o conceito de MVP (produto mínimo viável), de forma que possamos testar hipóteses fundamentais do negócio. Brinco que temos que fazer rápido e errar rápido, ou seja, corrigir na mesma intensidade”, comenta André e acrescenta “temos um fluxo de trabalho alinhado para otimização de tempo em um ambiente entrosado onde só se pensa em tecnologia.”
Na liderança deste time de 15 profissionais de tecnologia, está a gerente de projetos Larissa Bedin Deoti e mostra que de tecnologia e futebol mulher também entende. “Imagine um time de futebol que contratasse uma técnica mulher, não é muito costumeiro, mas eu comprei a ideia. Então você coloca os profissionais num campo, de início ninguém sabe para que lado correr, todo esse trabalho de começar do zero, treinar as pessoas, adquirir confiança na figura do líder, ter sintonia na equipe e entender a função de cada um, depois que conseguimos passar essa mensagem o time aprendeu a jogar junto,” explica.
Larissa também destaca os valores da Nibble resultantes da soma de cada um dos seus colaboradores e percebido de imediato por quem se junta ao time. E adverte: “Bora pra frente porque foguete não tem ré.”
Este trabalho de transformação digital da Nibble vem diferenciando a Renovigi no mercado fotovoltaico. Entre os projetos já implementados, um exemplo de digitalização de processo é o Portal de Credenciamento (https://credenciamento.renovigi.com.br), que engloba todo o processo de qualificação de novos parceiros e concentra dados, informações e conteúdo para agilizar o tempo de cadastro para o credenciamento. “Antes, com a forma manual o credenciado precisava trocar vários e-mails, alinhar todas as informações em um processo que levava de 15 a 30 dias, hoje com a implantação dessa ferramenta, o tempo total diminuiu significativamente para um dia. Isso é resultado da nossa expertise de trabalho.” explica André.
LOJA DE APLICATIVOS
As startups nos tiraram da zona de conforto faz tempo e a tendência é impactar ainda mais nossa rotina e cultura de consumo. Essa experiência também está alinhada as novas gerações que modificaram alguns hábitos e estão exigindo novas posturas de comunicação das marcas. Com a Renovigi não é diferente, mas buscar inovação e surpreender o mercado é o que a Nibble vem fazendo. “Entregamos todo mês 1.800 horas de desenvolvimento para inserir cada vez mais a Renovigi no mundo digital. Consumimos e pensamos em tecnologia 24h por dia e estamos prontos para desafiar a própria tecnologia”, sinaliza André.
O primeiro lançamento da Nibble foi o aplicativo RenoPoints, programa de fidelidade da Renovigi que recebeu prêmio em 2019 pela ADVB/SC como Top de Marketing e Vendas na categoria indústria.
Para cada venda realizada os credenciados recebem RenoPoints e podem resgatar produtos ou serviços. Mas uma nova funcionalidade vem otimizar ainda mais essa vantagem, é a Loja de Aplicativos Nibble Store (https://store.nibble.ws), a exemplo da Google Play e a Apple Store. Nela estão disponíveis produtos para a rede de parceiros da Renovigi melhorarem seu posicionamento no mundo digital. “Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se adaptar ao novo normal, onde a tecnologia está sempre presente. Desta forma, criamos uma loja de soluções digitais para ajudar nossos credenciados a se posicionarem na Internet e continuarem captando leads. Atualmente temos 2 milhões de RenoPoints por mês em assinaturas e mais de 30 aplicativos para ativação. Além disso, beneficiamos a Renovigi para que continuasse recebendo um bom volume de pedidos em meio a pandemia”, explica André.
A Nibble também é responsável pela criação de outros aplicativos como RenoBoard, RenoMonitor, RenoBusiness, Planejador FV e tantos outros diferenciais que podem ser acessados no Portal do Credenciado (https://portal.renovigi.com.br).
E não pense que esse time entra em concentração, quando o assunto é tecnologia eles gostam literalmente, de suar a camisa. Esse desempenho é um dos grandes segredos da Nibble que reflete no grande volume de demandas como a criação de aplicativos, integrações e plataformas digitais para as áreas internas da Renovigi e sua rede de credenciados.
Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC