Além da meta

Publicado em

A região Nordeste do País, formada pelos nove Estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe é um potencial que se sustenta por si. Costumes tradicionais, cultura acolhedora e clima favorável. O sol escaldante no samba de Clara Nunes, não revela apenas um chão seco e poeirento originário da seca, mas anuncia uma esperança refletida na luz do sol. A geração de energia fotovoltaica vem ganhando cada vez mais força no Nordeste e, recentemente, o Maranhão atingiu 100MW de potência instalada conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Impulso no desenvolvimento econômico, maior oportunidade de trabalho e incentivo para região. Walber Teixeira Marques é um dos 70 parceiros que a Renovigi Energia Solar – maior fabricante de sistemas de energia solar do Brasil, têm no Maranhão. CEO da Energia do Sol, Walber viu no segmento uma oportunidade de negócio. “Sempre fui da área comercial, em 2016 com o segmento cada vez mais saturado, resolvi me reinventar. Pesquisei algumas áreas, participei de cursos e comecei a observar a energia solar como uma tecnologia de crescimento significativo. Me convenci a investir.”

A empresa abriu em 2017 com a ideia de encontrar parceiros para potencializar o avanço. “Muitas [empresas] nesse segmento são formadas por engenheiros eletricistas, técnicos e afins, eu, na área comercial, estava indo na contramão. Poucos eram os profissionais formados interessados em trabalhar com energia solar.”

Formado em Administração de Negócios pela Universidade Estadual (UEMA) com especialização em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação do Maranhão, Walber encontrou em 2018 o engenheiro Klayton Rego Costa que compartilhava dos mesmos objetivos. “Cleiton se tornou um grande parceiro e comanda até hoje a área de projetos e montagens. A união de forças contribuiu para dar volume, visibilidade e fomento da tecnologia para as pessoas,” conta o empreendedor.

A força tarefa contou com workshops, muita conversa, troca de experiências e o início do primeiro objetivo, um tanto ousado, vender 10 kits para geração de energia solar. “O segmento estava tímido, poucos confiavam e acreditavam que era algo do futuro, a longo prazo, o que dificultava o fechamento de negócios. Foi uma meta bem difícil,” revela.

Mas o momento foi oportuno para estabelecer o segundo objetivo, porém, que dependia do primeiro – vender o número de sistemas proposto para abrir um espaço físico. “Passava pela BR de São Luís onde se concentram as maiores empresas e ficava deslumbrado com um prédio, imaginava minha empresa ali”. Com muito esforço e dedicação, a equipe bateu a meta e em 2019 se instalou as margens da BR. Para evidenciar o segmento, Walber instalou na fachada 10 módulos fotovoltaicos ganhos em sorteio realizado pela Renovigi em um Encontro de Parceiros. “Tudo isso foi resultado da união e comprometimento de uma equipe diferenciada e integrada aos valores da marca”.

Norteada por objetivos, a Energia do Sol estabelece a terceira meta, encerrar o ano de 2019 com 30 projetos vendidos e um total de 150kW, o dobro da inicial que gerou apenas 38kW. “Fomos audaciosos em duplicar, a equipe ficou empolgada e fomos para o sol. Passou janeiro, fevereiro e março sem nenhum pedido, a situação começou a ficar preocupante, tínhamos toda estrutura para manter,” conta o credenciado e acrescenta, “considero que foram meses de reflexão, surge o espírito de resiliência, de confiar que vai dar certo. Acredito que os empreendedores têm muito disso, não ficar de braços cruzados, mas sim, arregaçar as mangas e ir em busca. Prova disso foi uma reação no mês de abril e de junho em diante, o cenário despontou, fechamos o ano com 56 projetos e ao invés de 150kW, foram vendidos 935kW. As estratégias deram certo, meta batida e todo mundo feliz,” conta Walber.

ENERGIA SOLAR NO MARANHÃO

No Nordeste a energia solar absorve uma fatia de 1,03 GW, equivalente a 1033617,42kW distribuídos em 103.440 unidades consumidoras. Delas, 24.227 são projetos comerciais, 72.431 residenciais e 4.427 instalações rurais. Enquanto em São Luís, capital do Maranhão onde está a Energia do Sol, são 2.279 unidades consumidoras divididas em 343 projetos comerciais, 1.900 residenciais e 12 rurais, agrupando os segmentos, temos um total equivale a 18997,2 kW segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Enquanto dos 100MW de potência instalada, São Luís do Maranhão representa 18,9% da potência desse montante. A engenheira eletricista e analista de suporte técnico da Renovigi, Mariana Bedin considera uma parcela significativa que tende a ser potencializada no Nordeste. “Acredito que atualmente a apelação e a necessidade de pensarmos em sustentabilidade abre um leque de possibilidades para energias limpas. Cada ano, a energia solar vem se atualizando, com novas tecnologias, mais eficientes e confiáveis o que agrega para o segmento,” avalia e considera “a energia solar fotovoltaica está em expansão em todo o mundo, se incentivada, mudará completamente a nossa relação de consumo e atenção ou cuidado com o meio ambiente.”

Para Walber, é uma alternativa viável e sem retrocessos “As pessoas já perceberam que é algo positivo produzir energia através das placas solares, a tendência é que se torne cada vez mais comum, a exemplo da tecnologia empregada nos carros elétricos. Será difícil barrar seu crescimento.”

SELO SUSTENTÁVEL

A cada projeto entregue Walber explica um ritual adotado pela Energia do Sol. “Criamos um certificado eco sustentável para entregar aos nossos clientes, diferenciado de acordo com a obra, por exemplo, residência eco sustentável, empresa eco sustentável. É gratificante porque quando fechamos um negócio, os clientes já perguntam se irão receber. É um diferencial que reconhece a contribuição de cada um para o meio ambiente,” avalia o credenciado.

 

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp