Você conhece as vantagens de investir em energia solar?

Cada vez mais se fala sobre o espaço que a energia solar vem conquistando. As vantagens por ser uma fonte inesgotável, limpa e por não gerar problemas ao meio ambiente. Mas em meio a tanta informação, você conhece exatamente os benefícios de usufruir um sistema fotovoltaico?

Acompanhe e conheça as vantagens da energia que vem do sol.

 

Energia barata, limpa e renovável

A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade através do efeito fotovoltaico, ou seja, o dispositivo fabricado com material semicondutor que é a base desse processo. Por ser gerada a partir da captação da luz do sol, é uma fonte de energia gratuita, não polui, é renovável, limpa e sustentável, além de amenizar os custos com a conta de energia elétrica em até 95%.

Dados do Portal Solar mostram que a energia fotovoltaica é a terceira mais importante fonte de energia renovável, em termos de capacidade instalada a nível mundial, depois de hidráulica e eólica.  Enquanto uma previsão da Bloomberg New Energy Finance Consultoria, é de que, até o ano de 2050 ela será a fonte mais utilizada em todos os países, contando ainda, como a forma mais barata de produzir energia.

 

 Retorno em curto prazo e facilidade na instalação

Num primeiro momento, os preços dos painéis solares podem parecer elevados, mas é só colocar os números no papel que a economia é significativa e garantida.

Ao considerar todo o investimento de compra e instalação do sistema fotovoltaico somado a mínima manutenção ao longo de toda a sua vida útil (pelos menos 25 anos) e dividir pela energia gerada ao longo desses anos, fica claro que a energia solar é mais barata do que a energia comprada da distribuidora.

Além disso, os painéis fotovoltaicos são fáceis de instalar. Apesar de exigir mão de obra qualificada, em apenas um dia, o sistema está montado e funcionando.

 

 Projetos de apoio

Um programa desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia para o Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), implantado em 2015, buscou estimular a implantação desses sistemas de geração de energia renovável em residências e estabelecimentos comerciais. A perspectiva do Governo Brasileiro naquele momento era atingir R$ 100 bilhões de investimentos até 2030, alcançando até 2,7 milhões de consumidores no país.

 

Aumento da distribuição

A geração distribuída no Brasil teve uma alta de 77,83% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que apontou um levantamento exclusivo feito pelo Canal Solar com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ainda de acordo com o balanço, de janeiro a junho de 2019 foram registrados 544.193 kW em potência instalada no país. Já no primeiro semestre de 2020, este número foi de 956.807 kW, uma diferença de 412.614 kW. Ou seja, os números mostram um cenário cada vez mais animador.

Não perca tempo e solicitei seu orçamento!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp