RenoPower: bateria oferece armazenamento de energia em sistemas off-grid

Publicado em

Uma solução lançada recentemente pela Renovigi – líder na fabricação de sistemas de energia solar no Brasil vem inovando, oferecendo facilidades ao mercado e acesso à energia sem fronteiras. O inversor off-grid RENO-5K-STR, certificado pelo INMETRO, funciona totalmente independente da rede elétrica e foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Renovigi. Com uma bateria chamada Reno Power, que se sobressai aos produtos já disponíveis no segmento fotovoltaico pelas características e vantagens, o equipamento possui o Battery Management System (BMS), ou seja, um sistema de gerenciamento que protege contra sobrecorrente e sobretensão (carga e descarga), temperaturas elevadas, curto-circuito e ainda atende ao modo Sleep de segurança para o armazenamento de energia.

Feita de lítio, a RenoPower apresenta maior vida útil em comparação com as baterias de chumbo ou ácido estacionárias. A Reno Power possui 6000 ciclos ou 10 anos de vida útil e taxa de mais de 70% de retenção de carga. “A maneira mais fácil, segura e prática de armazenamento de energia” define o Coordenador de Suporte Técnico da Renovigi Leonardo Rodrigues.

Já o coordenador do time de P&D da Renovigi Jhonatan Paloschi, afirma que a estratégia de oferecer a bateria de lítio reforça o comprometimento em desenvolver tecnologicamente o portfólio visando maior vida útil dos equipamentos e qualidade no fornecimento de energia.

A inovação estava sendo acompanhada e o primeiro sistema fotovoltaico off-grid da Renovigi foi instalado em Sinop, no Mato Grosso, numa fazenda sem acesso à energia elétrica. O projeto foi desenvolvido pela Solturi, empresa credenciada em Jaraguá do Sul. Outro diferencial que contribui para escolha compreende a maior segurança em locais que não há rede elétrica ou onde o cliente precisa de fornecimento ininterrupto, especialmente em atividades nas quais frequentes quedas de energia pode gerar significativos prejuízos, como por exemplo, no agronegócio.

Quem também optou pelos benefícios da funcionalidade foi um sítio localizado na zona rural de Cruzeiro, São Paulo. “O cliente reside em uma região mais afastada, com falhas no fornecimento de energia, muitas quedas e queria uma solução. Fizemos instalação do off-grid e hoje, ele pode optar por se conectar na rede da concessionária ou apenas na bateria, a carga atende todo consumo do local,” explica Carlos Ferreira diretor da Local Tech, empresa credenciada Renovigi em Lorena, São Paulo.

O investimento foi de aproximadamente R$ 35 mil reais e o sistema conta com uma bateria RenoPower 4.8K e 1 inversor RENO-5K-STR. Quanto a instalação, Carlos destaca a facilidade, “as proteções e o inversor são os mesmos, o diferencial é a bateria, a instalação é simples se comparada ao sistema on-grid.”

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp