Credenciado doa sistema para Mata Ciliar de Jundiaí

Publicado em

Acionei meus caderninhos de referências na tentativa de encontrar alguma anotação que pudesse, de maneira grandiosa, evidenciar as potencialidades da minha fonte. Pode causar estranhamento o início dessa matéria jornalística, mas sua produção demandou buscas, pesquisas e, inquietações. Carlos Cantelli, 59 anos, diretor da SOLARE Energia Sustentável empresa credenciada Renovigi em Jundiai São Paulo, é de sabedoria inquestionável.

Formado em Engenharia Elétrica com especialização em Telecomunicações pela Unicamp, desde cedo teve as áreas de mecatrônica e automação industrial impregnadas em seu cotidiano. Em 2015, investiu na energia solar, segmento que acredita e defende na mesma intensidade que a preservação ambiental. Mas a trajetória de Cantelli não está somente ligada a SOLARE, o empresário também é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas áreas de Administração de Negócios e um defensor das causas socioambientais.

“Quando mudamos para Jundiaí em 2000 compramos uma chácara e, vez ou outra, apareciam alguns animais silvestres machucados. Meu irmão, que é veterinário na cidade de Campo Limpo Paulista, indicou a Mata Ciliar. O primeiro contato com a Associação foi por uma corujinha que apareceu machucada e mal conseguia voar, levamos até lá, conheci o trabalho e me encantei,” explica Cantelli.

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1987 para ações de conservação da biodiversidade. Recebe uma média de 20 animais por dia que chegam através da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil. Conforme explica o coordenador de comunicação e marketing, Samuel de Oliveira Nunes geralmente são vítimas de atropelamento, queimada, eletrocussão, ataque de cachorro, caça e tráfico. Além das cidades da região, a Mata contempla mais de 150 municípios do estado de São Paulo.

Clique e conheça o trabalho.

A JAGUATIRICA E UM SISTEMA

A Mata cativa e desperta o gosto pelo cuidar, como aconteceu com Cantelli e que despertou o mesmo sentimento em Samuel, pelo ingresso em 2009 como voluntário. Já se passaram 12 anos. Formado em marketing com especialização em comunicação, guiou nossa visita. Questionado sobre a manutenção das atividades, atribuiu a parceria de instituições privadas, poder público e sociedade, a exemplo da SOLARE, que destinou a doação de um sistema de energia fotovoltaica.

“Sempre que posso acompanho o trabalho e contribuo de alguma forma. Eles estão salvando os animais e isso me encanta,” diz Cantelli que fez questão de instalar o projeto. “A Mata, por ser uma associação sem fins lucrativos sofre com a falta de recursos. Sempre via nos encontros de parceiros da Renovigi doações para creches, orfanatos ou asilos e sempre me questionava por que ONGs ou associações voltadas ao trabalho com animais não eram contempladas. Há uns dois anos teve um encontro presencial, em Campinas onde a empresa sorteou três sistemas fotovoltaicos, 2 para doação e 1 para uso próprio. Tive a felicidade em ganhar o último”, conta o credenciado.

Mas o “presente” não seria para benefício próprio, já tinha uma destinação especial. “Falei com o gerente de marketing que iria doar, e ele disse, então vamos dobrar o tamanho. A partir disso, iniciamos as tratativas com a Mata. Brinco que a parte mais difícil foi a papelada.” Passado os ajustes legais, a SOLARE iniciou a instalação e além da supervisão, quem colocou a mão na massa foi o próprio Cantelli. “Trabalhamos ao lado de uma jaguatirica, que estava em um recinto de recuperação – foi vítima de atropelamento em uma rodovia na cidade de Casa Branca, interior de São Paulo, que ocasionou uma fratura na perna e um deslocamento no fêmur – ficamos amigos dela, só ela não sabia”, brinca.

“A partir desse vínculo, nos agraciaram batizando a jaguatirica de SOLARE e fomos convidados para acompanhar a sua reintrodução ao bioma. Ele bem desconfiado olhou, foi saindo e pulou mata adentro todo faceiro, imagino que hoje ele deve estar feliz da vida lá, caçando os bichinhos dele,”

Clique e veja o vídeo.

O sistema conta com 10 painéis e 1 inversor de 3KW. Desde a instalação, em junho passado, foram gerados3300kwh, sendo 420kwh ao mês. Em oito a economia foi de R$ 2.700. O projeto não supre toda demanda de consumo da energia elétrica, e a intenção futura é a ampliação.

“Por gerar sua própria energia a Mata evita por mês a emissão de CO² equivalente à 126 litros de gasolina ou 137 litros de óleo. Para essa quantia de CO² ser absorvida pelo meio ambiente, seriam necessárias 8 mudas de árvores cultivadas por 10 anos,” indica Cantelli.

1ª REPRODUÇÃO ARTIFICIAL DE ONÇAS

A Mata Ciliar foi o espaço onde aconteceu a primeira inseminação artificial do mundo e reprodução da primeira onça-pintada, um dos 9 felinos mais ameaçados de extinção conforme o Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais. O projeto foi desenvolvido junto ao zoológico e jardim botânico Cincinnati Zoo & Botanical Garden, de Ohio, Estados Unidos.

Atualmente conta 23 onças e 33 jaguatiricas, que resultam, boa parte pela interferência humana. “A maioria desses animais são órfãos, acolhidos inicialmente pelos órgãos oficiais do norte do país e depois encaminhados para nós. Em boa parte dos casos, as mães são mortas em áreas de expansão pecuária por acreditarem que podem atacar o rebanho. O problema é que esse animal sofre um grande trauma pois precisa receber muitos cuidados por parte dos nossos tratadores já que, com a ausência da mãe, os cuidados são muitos. Isso cria uma dependência das pessoas que é muito ruim para um animal selvagem. Mesmo assim, os esforços são para que, um dia, eles possam voltar à natureza,” explica Samuel acrescentando o momento mais recompensador de todo o processo de recuperação e reabilitação de um animal silvestre, a soltura para seu habitat natural.

FUTURO COM BONS OLHOS

De pouco valeria a teoria se não exercitada na prática. O engenheiro e professor, que o diga. Bem como, a crença na educação como agente transformador da sociedade. “Consideramos cada vez mais importante gerar nas novas gerações, essa consciência ambiental. Precisamos ensinar as crianças e jovens que não existe o jogar fora, o planeta é um só, vou jogar fora para onde? Temos a responsabilidade em fazer o máximo possível para tentar reverter os danos já causados e poder ajustar o planeta,” avalia Cantelli.

Sobre a relação de parceria com a Renovigi, o credenciado destaca uma preocupação coletiva. “Algo bem interessante dessa parceria entre Renovigi, SOLARE e Mata Ciliar é que todos nós estamos cuidando do ecossistema, mas com viés diferente. Nós, do ponto de vista de sustentabilidade e de gerar energia a partir do sol – uma fonte não poluente e a Mata, do ponto de vista de preservar, estamos todos engajados no mesmo propósito, não só para nós, mas para as futuras gerações.”

Para conhecer a SOLARE, acesse aqui.

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp