Pesquisa inédita avalia as relações de negócios B2B e a Gestão de Canais no setor fotovoltaico

Que a energia solar está avançando no País não é novidade. E o assunto ganha reforço pelos benefícios, além de financeiros, de conscientização ambiental – não emite gases poluentes, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais. Painéis ou células solares, inversores, orçamentos e alguns conselhos sobre a qualidade da marca fazem parte da rotina de Luana Ferrazza, colaboradora da Renovigi Energia Solar – maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil.

A consultora da área de vendas região Santa Catarina, levou o interesse para pesquisa e desenvolveu um projeto inédito. A estudante de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi orientado pelo professor doutor, Nelson Santos Machado e teve como tema “Marketing B2B e a Gestão de Canais: Estudo de caso em uma indústria de geradores fotovoltaicos do Oeste Catarinense”.

“No decorrer da busca por referenciais teóricos, surpreendentemente descobrimos que nosso projeto se tratava de um estudo de caso único, porque até então não havia nenhuma outra pesquisa sobre,” conta Luana e justifica a escolha do tema. “Sempre me chamou a atenção o relacionamento que a Renovigi desenvolvia com seus credenciados, a forma como se preocupa com detalhes que muitas vezes não seriam nem de sua alçada. Também me despertava curiosidade o estrondoso número de cadastros em comparação ao de credenciados ativos, queria compreender melhor este relacionamento, porque na correria do dia a dia são detalhes que não percebemos e que podem fazer a diferença.”

Foram esses detalhes que qualificaram a estudante e renderam nota 9.8. O projeto foi apresentado em dezembro passado e a intenção é submeter o artigo para revistas especializadas. “O objetivo era produzir algo que contribuísse nos estudos científicos sobre o tema e, de uma forma geral, disseminar conhecimento,” pontua.

DESENVOLVIMENTO

O estudo utilizou como método a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas com gestores de áreas estratégicas da Renovigi que resultou no levantamento de dados e informações estratégicas. Além de identificar a relação comercial entre as empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor, o conhecido B2B (business-to-business). O projeto também orientou quanto às práticas de relacionamento adequadas para uma parceria comercial de sucesso e propôs novas abordagens sobre o tema, uma vez que o mercado fotovoltaico é um horizonte cheio de oportunidades.

COMPROMISSO SUTENTÁVEL

Luana faz parte do time há pouco mais de dois anos e acredita nas energias renováveis como o futuro próximo. “A energia solar que tem se tornado cada vez mais difundida na sociedade, muito se atribui aos seus benefícios, que vão muito além de conforto e comodidade, mas a oportunidade de cuidar do planeta e retribuir um pouco tudo que ele nos proporciona. Considero que migrar para uma fonte de energia renovável é quase que um compromisso.”

 Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC

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