energia-solar-avanca-em-areas-rurais-no-brasil/

Energia Solar avança em áreas rurais no Brasil

A energia solar fotovoltaica permite que casas, prédios e empresas produzam a própria energia. Mas o campo agora também percebeu que esta tecnologia pode agregar muito valor a sua produção, além de reduzir a tarifa de energia elétrica.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), 747 consumidores rurais são cadastrados no sistema como produtores de energia limpa a partir do sol. Isso representa 12,2 Megawatts de energia distribuída, que é 5,4% de toda a potência instalada no país.

Os produtores rurais podem gerar energia o suficiente para alimentar toda a propriedade e ainda fornecer ao sistema elétrico nacional, gerando os chamados créditos energéticos, que podem ser utilizados por até 60 meses, na própria unidade geradora ou em outras unidades consumidoras.

Ao optar por investir em energia solar, o homem do campo consegue obter benefícios, sendo o principal deles, economizar na conta de luz, com redução de até 95% na conta de energia elétrica, pagando somente a taxa mínima, também chamada de taxa de disponibilidade de rede, uma vez que o sistema é conectado à concessionária local.

O uso da energia solar fotovoltaica traz a independência energética da propriedade, além de permitir uma construção de imagem de uma marca compromissada com o meio ambiente. Porém, para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Lopes Sauaia, o principal fator favorável do uso da energia solar fotovoltaica no campo é a previsibilidade dos custos com a energia elétrica nos próximos 25 anos, que é o tempo de vida útil do equipamento.

“O agricultor já enfrenta as incertezas do clima e, atualmente, também as da instabilidade energética. Com a geração na propriedade ele consegue ser autossuficiente e não depender das tarifas das concessionárias de energia elétrica, que sobem anualmente”, orienta.

As placas solares fotovoltaicas podem ser instaladas em inúmeros lugares em uma propriedade rural. Telhados e coberturas de edificações, como silos, currais, área de abatimento de gado ou produção de leite e em casas, mas também pode ser uma área de solo degradado.

Fonte: Canal Bioenergia 

Em Chapecó

A Renovigi Energia Solar também tem firmado fortes parceria com os produtores rurais. O exemplo disso, é a propriedade de Félix Dariva que hoje produz toda energia que utiliza.

Localizada na Linha São Roque, no interior de Chapecó, ele reduziu no primeiro mês 85% da sua conta de energia elétrica. Em entrevista à Reno TV, o proprietário ainda afirma que entre as vantagens de instalar o sistema, ele ainda conta com o acúmulo de energia dos meses de maior produção.



É o futuro batendo na porta dos brasileiros. Ficou interessado? Entre em contato com um credenciado Renovigi e faça seu orçamento sem compromisso: http://bit.ly/economize-na-energia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp