remar-contra-a-mare-o-segredo-para-chegar-ao-topo-das-empresas-que-mais-crescem/

Remar contra a maré é o segredo para chegar ao topo das empresas que mais crescem

Renovigi Energia Solar foi  premiada na última semana, pela Deloitte e EXAME, como a média empresa que mais cresce no Brasil. 

Remar contra a maré, este tem sido o hábito de muitos empresários que, mesmo em tempos de crise, conduzem suas companhias para cima. Exemplo disso é o ranking “As Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, que aponta quais foram as empresas que mais aumentaram suas receitas nos últimos três anos. O levantamento é realizado anualmente  pela Deloitte em parceria com a Revista EXAME.

Nesta edição da pesquisa, 16 empresas catarinenses figuram entre as 100 que mais cresceram, sendo o destaque a chapecoense Renovigi Energia Solar, que obteve uma crescente média de 181% ao ano, entre 2015 e 2017. A companhia, que fornece para todo o Brasil, equipamentos para geração de energia solar ganhou o prêmio de média empresa com faturamento até R$ 100 milhões, que mais alavancou no país.

De acordo com Othon Almeida, sócio de Desenvolvimento de Mercado da Deloitte “teve sucesso quem manteve investimento em pessoas, tecnologia e inovações, mesmo com o mercado ainda ruim”. Segundo Alcione Belache, sócio diretor da Renovigi, a empresa tem investido fortemente nas frentes apontadas pela pesquisa da Deloitte, com aprimoramento constante de sua equipe, exploração de tecnologias, com destaque para o meio digital e inovação frequente. “O mercado exige que inovemos sempre, sem essa capacidade certamente não teríamos chegado aqui”.

Esta é a primeira vez que a Renovigi aparece no Ranking da Deloitte, já que trata-se de uma empresa jovem, com apenas 6 anos de fundação, mas de acordo com Belache, a companhia espera manter-se no ranking para a edição 2019 da pesquisa. “A premiação recebida trata-se de uma construção coletiva realizada desde 2012 pela Renovigi e sua rede de mais de 2 mil empresas credenciadas”, afirma Alcione.

De Chapecó para o Brasil

A Renovigi é uma empresa brasileira, com DNA chapecoense, que trabalha com a mais alta tecnologia de geração de energia elétrica através de captação solar. Com atuação em todo o território nacional por meio de uma rede de empresas credenciadas em todo o Brasil, e sedes em Chapecó (SC) e Campinas (SP), traz soluções para sistemas fotovoltaicos conectados à rede das concessionárias de energia, gerando economia na conta de luz, além de contribuir com a sustentabilidade.

Fundada em 2012, tinha apenas 3 colaboradores no final de 2013. No final de 2017 eram 20 e fechou o 1º semestre de 2018 com mais de 40, além da rede de credenciados, na qual não é possível mensurar quantas pessoas estão envolvidas, mas trat-se de milhares.

“A Renovigi foi uma aposta de empreendedorismo, e como qualquer nova empresa levou tempo até conseguir se firmar. Para se ter uma ideia, desde sua fundação até dezembro de 2014 havíamos comercializado apenas 810 painéis solares. De lá para cá já ultrapassamos 125 mil, diz Belache”

O objetivo da Renovigi junto com a rede de parceiros credenciados é oferecer aos clientes o melhor atendimento em serviços e produtos de alta qualidade nos Sistemas Fotovoltaicos. A empresa investiu num produto próprio, os chamados inversores (o “coração” do sistema fotovoltaico) com qualidade de primeira linha, suporte técnico e garantia.

A Renovigi se orgulha do ótimo relacionamento e parceria com seus fornecedores internacionais. As perspectivas de expansão estão nos planos da empresa. Existem novas filiais em planejamento e o desejo de expansão para a América Latina. Outro diferencial é a equipe de colaboradores, que trabalha de uma forma prática, funcional e valorizada.

Em termos de Gestão de Pessoas, todos os colaboradores podem receber até 2 salários a mais por ano, têm curso de inglês gratuito, psicóloga organizacional, subsídio para aprimoramento profissional, além de participarem de eventos promovidos pela empresa e de trabalharem em um mesmo ambiente, sem divisórias, o que facilita a comunicação e a integração.

Como contribuição social, desde o início de 2018, cada meta batida na Renovigi é revertida na doação de um sistema fotovoltaico para uma instituição carente. No total, 14 sistemas geradores de energia foram doados para diferentes regiões do Brasil no primeiro semestre deste ano.

Hoje a Renovigi é também é TOP 2 na preferência das empresas que fazem projeto e instalação em todo o Brasil e tem nota de satisfação 9,88 na avaliação dos consumidores que instalaram em suas residências e empresas.

 

“O sucesso da empresa resulta da soma de um conjunto de fatores. O mercado de energia fotovoltaica cresce muito rápido. Nossa empresa vem acompanhando esse crescimento, porém, o sucesso só acontece ao aliarmos isso à excelência na gestão de pessoas e ao investimento em um produto próprio com qualidade, buscando parcerias internacionais”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assine e receba as novidades por email!